Com base nos resultados das eleições legislativas de domingo, o grão-duque Henri nomeou terça-feira o primeiro-ministro cessante Jean-Claude Juncker "formador de Governo", pelo que este terá até 15 de Julho para apresentar o novo Executivo.
O comité nacional alargado do Partido Cristão-Social (CSV) reuniu-se terça-feira à noite e Juncker deixou claro que "uma coligação governamental só faria sentido do ponto de vista aritmético e do ponto de vista dos programas políticos com os socialistas do LSAP", parceiros da coligação governamental 2004-2009.
O comité do CSV aprovou a decisão.
O CSV saiu vencedor das eleições legislativas de domingo com 38,04% dos votos. O LSAP foi o segundo partido mais votado com 21,56% dos votos.
Os liberais do DP e os Verdes (Déi Gréng) haviam, já no domingo à noite, afastado a hipótese de aceitarem uma eventual futura coligação com os cristãos-sociais.
Terça-feira, François Biltgen, presidente do CSV, disse-se espantado com as decisões dos dois partidos, anunciadas mesmo antes da nomeação do formador de Governo.
Biltgen acrescentou irónico: "Eu até percebo. É difícil fazer parte de um Governo em tempos de crise!"
JLC
Se a oposição propusesse algo..., mas bem se viu a pobreza de ideias que de lá emanou na última legislatura. Pffff!
ResponderEliminarParece haver um consenso latente quanto ao futuro do país.
A não ser que seja mesmo só... falta de imaginação!