domingo, 21 de junho de 2009

Transferência mais cara de sempre do futebol mundial: Ronaldo enfim jogador do Real Madrid


A transferência mais cara do mercado tomou forma quando Florentino Péres regressou à presidência do Real Madrid, no início deste mês. O Manchester United aceitou a oferta de 94 milhões de euros do club madrileno pelo número 7 dos "red devils". O negócio foi confirmado pelos dois clubes. Ronaldo deverá ganhar 15 milhões de euros por ano e deverá assinar um contrato por seis épocas.

"A pedido do Cristiano – que voltou a expressar o desejo de sair – e depois de conversações com os seus representantes, o United concordou em permitir ao Real Madrid que negoceie com o jogador", pode ler-se no comunicado dos "red devils". A nota do clube concluí dizendo que "o Manchester United considera que o negócio estará encerrado até 30 de Junho e até lá não emitirá mais comunicados". O Real Madrid também confirmou a aquisição do jogador através de um comunicado oficial. O clube madrileno diz que "espera alcançar um acordo com o jogador nos próximos dias".

Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008 e há algum tempo que era cobiçado pelos merengues. Quando Florentino Péres tomou conta da presidência do clube disse que iria fazer tudo para levar o jogador para o Bernabéu.

Na segunda-feira da semana passada, o Real Madrid já havia garantido a contratação do jogador brasileiro Kaká, por 67 milhões de euros, o que até então era considerada a segunda transferência mais cara do futebol, numa lista que era liderada pelo francês Zidane, também comprado pelo Real, por 73 milhões de euros.

RONALDO DE FÉRIAS

EM LOS ANGELES

Cristiano Ronaldo soube da decisão do Manchester United em Los Angeles, onde se encontra de férias, depois de ter representado a selecção portuguesa em Tirana, frente à Albânia (2-1), em jogo de apuramento para o Mundial2010. O internacional português mostrou-se lisonjeado pelos 94 milhões de euros que o Manchester United aceitou receber do Real Madrid pela sua contratação.

“Não é todos os dias que os dois melhores clubes do Mundo negoceiam o teu passe”, disse o extremo luso, citado pelo sítio oficial do Fox Sports, em espanhol.

"Estou aqui em Los Angeles de férias, com amigos, e foi onde soube da oferta do Real Madrid e da aceitação da mesma por parte do Manchester United”, disse Cristiano Ronaldo na madrugada de quarta-feira da semana passada, à chegada ao hotel em que está instalado em Beverly Hills.

Ainda de acordo com o Fox Sports, Cristiano Ronaldo negou que tenha de ser operado a uma hérnia e adiantou que o Manchester United já autorizou o envio de representantes do Real Madrid para fazer os habituais exames médicos.

"Todos querem ver e provar o seu produto ou futuro produto”, disse, pelo meio de sorrisos, o jogador luso, acrescentando: "Sei que o Real Madrid tem a intenção de que os seus médicos me vejam, não sei se aqui em Los Angeles, em Madrid ou em Inglaterra, mas agora estou em Hollywood”.

Já esta semana, o futebolista português garantia em entrevista ao jornal britânico News of the World que não se importa que os críticos o odeiem pela sua saída para o Real Madrid. "Gosto de os ver com o ódio nos olhos, escutar os insultos deles. Não me importo. É verdade que muita gente me odeia, mas há muitos mais que gostam de mim e me apoiam. Só me sinto mal quando jogo mal. Felizmente, isso acontece pouco", afirmou Ronaldo.

O avançado, de 24 anos, admitiu que ainda tem muito para jogar e que quer voltar a escrever a história do futebol. "Dou-me conta de que já estou entre os melhores, mas quero escrever muito mais páginas bonitas", afirma o jogador português numa entrevista a sair na revista francesa So Foot de Junho, citada pelo jornal britânico.

Nas suas declarações, Ronaldo afirma que é capaz de eclipsar jogadores rivais da sua classe, como Lionel Messi, do Barcelona, de quem garantiu não ter inveja.

"Não me comparo com outros. Eu sou o Cristiano Ronaldo e posso ganhar mais medalhas do que qualquer outro. Não gosto de descansar. Os fãs querem ver um Cristiano Ronaldo grande, por isso trato de nunca os decepcionar", disse.

SONHO DE INFÂNCIA

O extremo português prepara-se assim para concretizar o sonho de infância de jogar pelo Real Madrid.

Campeão na Liga inglesa nos últimos três anos, e em 2008 Bola de Ouro e Melhor Jogador FIFA, Cristiano Ronaldo nunca escondeu o desejo de representar o clube "merengue", após um "namoro" que já durava desde o último defeso.

O futebolista teve uma temporada de 2007/08 de sonho, com 42 golos apontados, mais um título inglês e a conquista da Liga dos Campeões, o que contribuiu fortemente para a conquista da Bola de Ouro do France Football e do prémio FIFA.

Foi um ano fantástico para o extremo português, um jogador que mostrava melhorar a cada dia e ocupava manchetes sucessivas, muitas das quais a apontarem o Real Madrid como o seu futuro clube.

O "namoro" mantinha-se, mas o Manchester United, principalmente através de Alex Ferguson, mostrava não querer abdicar daquele que era a principal figura da equipa inglesa (2-0).

Cristiano Ronaldo entrou na época 2008/2009 ainda ao serviço dos "red devils".

Conseguiu o terceiro título inglês consecutivo – marcou dois golos de classe: ao FC Porto (quartos-de-final da "Champions") e ao Arsenal (meias-finais). Muito ao seu estilo, numa combinação de técnica e potência de remate, Cristiano Ronaldo surpreendeu Helton no Estádio do Dragão, com uma bomba a mais de 30 metros da baliza, e com o Arsenal voltou a fazer o mesmo.

A época só não terminou uma vez mais em grande estilo para o futebolista porque no final de Maio, no Olímpico de Roma, o FC Barcelona "roubou" o título de campeão europeu à equipa inglesa (2-0).

REACÇÕES CONTROVERSAS

A contratação de Ronaldo já fez correr muita tinta pelos jornais do mundo inteiro. No dia seguinte ao anúncio da compra do passe do número 7 do Manchester, a imprensa espanhola enchia as páginas dos matutinos com comparações em relação à contratação mais cara da história do futebol.

"A compra do passe de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid equivale a 57 vezes o seu peso em ouro", escrevia o El Mundo. O valor de um Boeing, 10 mansões de luxo, duas estações de caminho-de-ferro da rede de alta velocidade ou convidar toda a população de Madrid para um concerto eram outras comparações feitas pela imprensa.

Quem tenha os 94 milhões de euros que custou Cristiano Ronaldo poderia igualmente optar por comprar 30 carros de combate M1 e M1A1 ou o iate Alysia (de 85 metros e considerado pela Forbes um dos mais caros do mundo).

Comprar um Boeing 737-900 só custa 85 milhões de euros e comprar um hamburger a cada um dos habitantes do Canadá, pouco mais do que isso.

Em termos do futebol, o valor da transferência de Ronaldo permite algumas comparações interessantes, como o facto de ser maior do que todo o orçamento anual de 16 equipas da primeira divisão espanhola. Ou então, simplesmente ir à loja do Real Madrid e comprar 1,3 milhões das camisolas número 9 do próprio Cristiano Ronaldo.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, subscreveu hoje afirmações das "gentes do mundo do futebol” de que se ultrapassaram os "limites razoáveis” na transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, mas desejou felicidades ao jogador.

Sobre os 94 milhões de euros pagos, até o Presidente da República de Portugal foi obrigado a falar. Cavaco Silva diz que nunca lhe "passou pela cabeça pagar quase 100 milhões de euros pela transferência de um jogador".

"Quero desejar muitas felicidades ao Ronaldo no Real Madrid, ele tal como o Mourinho e o Figo ajudam a prestigiar Portugal”, disse. "Mas gostaria que Portugal fosse mais conhecido pela inovação, pela modernização, pela sua competitividade e também pela participação nas eleições europeias”, acrescentou Cavaco Silva.

Nascido a 5 de Fevereiro de 1985 na Ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo, de 24 anos, teve a sua estreia nos seniores aos 17 anos, ao serviço do Sporting, onde passou quase toda a sua formação.

Na sua contratação pelo United esteve o irlandês Roy Keane, símbolo dos "red devils", que alertou Alex Ferguson, no Verão de 2003, para não deixar escapar aquele jovem prodígio que brilhou num encontro particular entre os ingleses e os "leões".

As múltiplas qualidades de Cristiano Ronaldo evidenciavam-se num grande controlo de bola e numa rapidez incrível, que levaram Alex Ferguson a gastar então 17,5 milhões de euros na contratação daquele miúdo ainda franzino.

Cristiano Ronaldo não decepcionou e a essas qualidades juntou outras, crescendo como futebolista e com maior capacidade física, num clube onde envergou a mítica camisola 7, outrora de George Best, Eric Cantona e David Beckham.






Sem comentários:

Enviar um comentário