segunda-feira, 22 de junho de 2009

Guantanamo: Portugal vai receber dois a três ex-detidos

Portugal irá receber dois a três ex-detidos do Centro de Detenção de Guantanamo mas o seu estatuto só deverá ser definido na próxima semana, revelou no sábado à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado.

“Nós receberemos dois a três prisioneiros, mas teremos agora, internamente, que fazer os procedimentos necessários para proceder a esse acolhimento” explicou o Ministro.

Na sequência da reunião realizada ontem entre enviado especial dos EUA para o encerramento da prisão de Guantanamo, Daniel Fried e o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, Luis Amado sublinha que foram definidos “um conjunto de orientações relativamente às propostas que nos foram apresentadas” mas estão ainda a ser analisadas algumas questões como o estatuto a atribuir aos ex-detidos que Portugal irá receber.

O Ministério da Administração Interna “está a estudar essa situação e durante a próxima semana teremos seguramente um estatuto definido para os ex-prisioneiros de Guantanamo que venham a ser acolhidos em Portugal” acrescenta o Ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário