O primeiro-ministro, José Sócrates mostrou-se hoje convencido de que os líderes europeus, reunidos em Bruxelas até sexta-feira, irão apoiar de uma forma unânime a recondução de Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia.
"Eu julgo que o Conselho vai apoiar unanimemente Durão Barroso", disse José Sócrates à chegada a uma reunião do Partido dos Socialistas Europeus, a família política europeia do PS, que antecedeu o Conselho Europeu de hoje e sexta-feira.
O primeiro-ministro defendeu que o actual presidente da Comissão Europeia fez "um bom trabalho" nos primeiros cinco anos à frente do executivo comunitário e essa é uma das razões que levam mesmo os chefes de governo socialistas também a apoiarem José Manuel Durão Barroso.
"Mas para além disso é preciso também que tenhamos consciência que é da maior importância para Portugal que Durão Barroso presida à Comissão Europeia", disse José Sócrates.
O chefe do governo referiu que ter um português como presidente da Comissão Europeia é "prestigiante" e do "interesse nacional".
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciam hoje em Bruxelas, uma cimeira de dois dias que será dominada pelo processo de recondução de Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário