quinta-feira, 18 de junho de 2009

Irão/Manifestações: Já lhe chamam a Revolução Verde

Dezenas de milhares de apoiantes do candidato derrotado nas presidenciais iranianas Mir Hussein Mussavi juntaram-se hoje, pelo sexto dia consecutivo, nas ruas de Teerão para uma nova manifestação, na qual esteve presente Mussavi.

A manifestação de hoje foi convocada pelo próprio Mussavi, que pediu aos apoiantes para se vestirem de preto em sinal de luto pelos sete manifestantes mortos em confrontos com a polícia na manifestação de segunda-feira passada.

Muitos dos manifestantes usavam faixas verdes nos pulsos e levavam flores enquanto marchavam para a praça Imã Khomeini, segundo testemunhas.

Os manifestantes marcharam silenciosamente até chegarem à praça, onde gritaram palavras de ordem como "Morte ao ditador" e "Onde estão os nossos votos?".

O protesto realiza-se um dia depois de dezenas de milhares de apoiantes do candidato derrotado terem marchado pacificamente por uma das principais ruas da capital, brandindo retratos de Mussavi e fazendo com os dedos o "V" de vitória, de acordo com imagens difundidas por vídeo-amadores.

As agências e cadeias de televisão internacionais foram proibidas de cobrir as manifestações que se sucedem desde as eleições de sexta-feira, ganhas pelo Presidente Mahmud Ahmadinejad com mais de 60% dos votos.

As faixas e bandeiras verdes usadas pelos manifestantes fazem com que alguns jornalistas tenham já apelidado de "Revolução Verde" esta onda de contestações contra o regime teocrático de Teerão, que se faz sentir desde sexta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário