sábado, 18 de julho de 2009

Luxemburgo: ALEBA reclama indexação automática a partir de Janeiro

A Associação Luxemburguesa dos Empregados da Banca e dos Seguros (ALEBA) elaborou uma lista de reivindicações dirigidas ao futuro governo, formado pelos cristãos-sociais (CSV) e os socialistas (LSAP).

Atendendo à actual crise e ao baixo poder de compra, a ALEBA reclama a restauração do mecanismo de indexação a partir de 1 de Janeiro de 2010, sem condições prévias ou restrições, assim como a adaptação das taxas de imposto.

Esta é uma reivindação que vai contra o programa eleitoral apresentado pelo CSV durante a campanha eleitoral.

A lista de exigências estende-se a outros pontos, como a alteração do Código de Trabalho e o abandono de qualquer medida de "flexigurança" associada à desregulamentação e situações precárias.

Além disso, a ALEBA apela a uma protecção eficaz e cobertura financeira em caso de despedimento imediato, em especial no caso de despedimento colectivo ou falência. O sindicato é contra o congelamento das pensões e qualquer redução salarial no sector privado ou público.

No que diz respeito à regulamentação do sector bancário, a ALEBA defende alterações na legislação para combater a comercialização de produtos que comportem riscos muito elevados, e a criação de uma comissão de supervisão financeira com competências e poderes de intervenção no plano nacional e internacional.

As reacções da ALEBA vêem no seguimento dos "abusos" que os empregados têm vindo a sofrer por causa da crise económica, que tem levado à deterioração do ambiente de trabalho e a um clima de tensão na renovação dos acordos colectivos, sustenta o sindicato.

Aneli Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário