segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bruxelas: Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE analisam pedido de adesão da Islândia

O vice-primeiro-ministro e ministro dos negócios Estrangeiros (MNE) luxemburguês, Jean Asselborn, participa hoje e amanhã, em Bruxelas, com o seus homólogos da União Europeia dos 27 (UE 27) no "Conselho Assuntos Gerais e Relações Externas" (CAGRE), que deverá, entre outros assuntos, analisar o pedido de adesão da Islândia à UE.

Também o MNE português, Luís Amado, está hoje e amanhã na capital belga para participar no CAGRE.

Entre os assuntos da agenda dos MNE's da UE destacam-se as prioridades da presidência sueca da UE, a estratégia europeia para a região do Mar Báltico e a política de alargamento - a propósito do pedido de adesão da Islândia, dado que a Comissão deverá ser mandatada a produzir um relatório sobre a matéria.

Também a situação política na Somália e as vias para a UE aumentar o seu envolvimento, quer a nível bilateral quer com outros parceiros como a ONU e a União Africana, e ainda a perspectiva de uma possível missão exploratória à região, será assunto de discussão entre os ministros.

Espera-se que os ministros abordem a situação de segurança na região da Geórigia, atendendo à decisão do CAGRE de prolongar a missão europeia de observação na Geórgia pelo prazo de 12 meses, o que, para Bruxelas, constitui uma importante contribuição da UE para a estabilidade da região, após o encerramento as missões da ONU e da OSCE na Geórgia. A presidência sueca relatará a visita da troika ministerial ao Cáucaso Sul (16-20 de Julho), que incluiu uma visita à missão da Geórgia no terreno.

Durante o almoço de trabalho, os ministros analisarão a situação pós-eleitoral no Irão com base nas discussões realizadas em Corfu e Aquila e deverão abordar as questões do pessoal das embaixadas e da cidadã francesa mantida refém e ainda as implicações no relacionamento UE-Irão.

Trata-se do primeiro Conselho CAGRE sob presidência sueca, que assume as rédeas da UE entre 1 de Julho e 31 de Dezembro de 2009.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Carl Bildt, e a sua ministra-adjunta para os Assuntos Europeus, Cecilia Malmström, vão ainda aproveitar para apresentar as prioridades da presidência sueca para os próximos seis meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário