domingo, 19 de julho de 2009

É proibido matar cobras no Luxemburgo. Serpentes "indígenas" não são venenosas

"As cobras autóctones, cobra lisa e cobra-de-água-de-colar não são venenosas e não há assim razão para as matar", recorda o Museu Nacional de História Natural (MNHN). No Luxemburgo, estes répteis estão protegidos pela lei sobre a protecção da Natureza de 2004.

Com a degradação territorial, as cobras perdem os seus habitats naturais e chegam aos jardins e hortas das pessoas, que "por medo, as matam", lamentam os responsáveis do MNHN, em comunicado. "Se encontrar uma cobra no seu jardim, observe-a mas não tente tocá-la ou apanhá-la, normalmente a cobra foge", aconselham.

A cobra lisa (coronella austriaca) é uma cobra discreta que muitas vezes passa despercebida. Escolhe locais de pouca vegetação, secos e quentes como vinhas, orlas de florestas, pedreiras abandonadas ou encostas rochosas com silvado. Esta pequena serpente pode atingir 90 cm, tem focinho de extremidade pontiaguda e olhos pequenos com pupila redonda. Apresenta uma linha escura sobre os lábios, que se estende desde o nariz até ao pescoço. Na região posterior da cabeça apresenta uma mancha escura em forma de U. A coloração de fundo é castanha ou cinzenta, às vezes com tons esverdeados, sobre a qual se destaca uma série de manchas escuras de tamanho variável. O ventre é cinzento-escuro ou negro uniforme, mas pode apresentar pequenas manchas amarelas ou brancas de cada lado do ventre.

A cobra-de-água-de-colar (natrix-natrix) prefere as zonas húmidas, à volta de rios ou lagos. É uma cobra de cabeça larga e focinho arredondado. A coloração dorsal é variável, podendo ir desde o acinzentado ao verde e acastanhado. Nas costas é frequente a existência de um desenho constituído por pequenas manchas escuras, dispersas irregularmente. O ventre pode ser branco ou acinzentado com manchas escuras.

Cristina Casimiro

2 comentários:

  1. Muito boa noite, venho aqui porque hoje eu vi uma cobra (na zona de Hosingen), com cerca de 40 a 50 cm, era cinzenta e a zona da cauda mais escura, na cabeça tinha umas pintas brancas e a lingua era preta. Não sei que tipo de cobra é, nem sequer sei se é ou não perigosa. Esta ao contrário daquilo que eu já aqui li, não fugiu e cada vez que me aproximava ela atacava. Primeiro fui lá com a parte debaixo do téni e depois com a mala e ela sempre me tentou atacar. Primeiro pensei em pegar numa pedra e matá-la, mas depois não o fiz. Agora fiquei curiosa em relação ao tipo de cobra que possa ser, é que já fiz uma busca aqui na net, através de imagens e não consegui ver nada parecido, será que me poderiam ajudar? Agradecendo desde já a vossa atenção subscrevo-me, Carla Serra.

    ResponderEliminar
  2. E a cobra de colar nao toque nela ela ira sair 😇

    ResponderEliminar