segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gripe A: Precauções e procedimentos a ter, segundo Direcção da Saúde luxemburguesa

Se tiver sintomas de gripe - febre alta, dores de cabeça, dores musculares e tosse - deve ligar para o seu médico e descrever-lhe os seus sintomas. Não deve ir directamente ao consultório para evitar a infecção dos outros pacientes na sala de espera. A menos que pertença aos grupos de risco (as pessoas com doenças crónicas, pulmonares ou cardíacas, asma, diabetes ou seja sujeito a infecções), deve esperar que tenha vários sintomas antes de alertar o médico.

"O perigo é que as pessoas venham ao médico por tudo e por nada e que mal tossem duas vezes pensem que têm a gripe A", alertou a directora do departamento da Direcção da Saúde, Danièle Hansen-Koenig, numa recente conferência de imprensa. No entanto, acrescentou, "todos os casos que levantam suspeitas de infecção são analisados".

A Inspecção Sanitária e os médicos recolhem as amostras dos pacientes para a análise no Laboratório Nacional de Saúde (LNS), em Bonnevoie. O LNS procede a uma primeira análise para verificar se as amostras contêm o vírus. Se esta primeira análise tiver um resultado positivo, é feita uma segunda análise com outra técnica, para confirmar o resultado.

"Já houve casos em que as primeiras análises foram positivas e as segundas análises revelaram-se negativas", revela Danièle Hansen-Koenig.

O LNS efectuou 360 análises nas últimas semanas, das quais 18 casos eram positivos. Em comparação com a Bélgica, foram feitas 576 análises no país vizinho e 119 casos revelaram-se positivos.

Todas as pessoas que tenham contraído a gripe A são isoladas em casa durante sete dias, para evitar a propagação do vírus. "No principio as pessoas que estiveram em contacto próximo com os doentes também foram isolados, mas agora só isolamos as pessoas infectadas pela gripe A", disse ainda a directora da Saúde.

"Aquela turma em Helmsange, onde foi encontrada a criança que tinha o vírus também tinha sido isolada uma semana, porque é o tempo em que a gripe A pode manifestar-se", explicou a responsável.

A turma de Betzdorf não foi isolada, está apenas sob vigilância dos pais, no caso de os sintomas da gripe A se manifestarem. Três crianças contrariam a gripe A, depois de terem estado numa visita de estudo em Paris entre 8 e 10 de Julho.

A cura demora apenas dois a três dias com ou sem o medicamento anti-viral Tamiflu. "Muitas pessoas tinham sintomas tão fracos que não quiseram ser tratadas com Tamiflu e também já foram utilizados outros medicamentos como o paracétamol, utilizado para gripes comuns", disse Danièle Hansen-Koenig.

As medidas de prevenção comunicadas (lavar as mãos frequentemente e não estar em contacto com pessoas que não parecem estar bem e têm tosse e febre), mantêm-se e também devem ser aplicadas contra a propagação das gripes comuns.

Cristina Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário