A escolha recaiu sobre Luc Wagner que, desde 1 de Julho, assume a direcção da Rádio Latina. "Quando soube desta possibilidade, imediatamente demonstrei a minha disponibilidade para dirigir uma rádio muito interessante e onde eu possa trazer inovações dentro de uma continuidade reconhecida", acredita Wagner.
Rádio multicultural
E foi com "naturalidade" que foi "bem aceite pela equipa e vice-versa". Face à possível barreira da língua portuguesa, Wagner é claro: "Para mim, a língua não é um entrave para que eu possa desenvolver plenamente as minhas funções".
"Trata-se de uma rádio maioritariamente portuguesa, mas no Luxemburgo. Se fosse uma rádio portuguesa em Portugal, então teria muitas mais dificuldades", confessa. No entanto, no capítulo das línguas, embora o Português seja a língua predominante da grelha de programas, Wagner gostaria que o francês pudesse ser outra das línguas mais ouvidas em antena.
"Temos uma novidade, por exemplo, na rubrica 'Trafic Info', que actualmente é feita pelo Automóvel Clube do Luxemburgo em língua francesa, assim como outros programas. Trata-se de pequenos ajustes que tentamos fazer, inovar, fazendo desta rádio cada vez mais um pólo linguístico importante".
Um gestor de carreira
Na verdade, em primeiro lugar, era preciso um perfil de alguém que pudesse gerir uma equipa, assim como todas as questões administrativas e financeiras da Rádio Latina. Luc Wagner tem um currículo importante a esse nível.
Luc Wagner é luxemburguês e tem 48 anos. Em 1985, conclui a licenciatura em Engenharia Electrotécnica na Escola Politécnica Federal de Zurique (Suíça).
Ocupou cargos em empresas de desenvolvimento tecnológico ligadas aos meios de comunicação social, destacando-se a direcção do Broadcasting Centre Europe (BCE) no Grupo RTL, onde permaneceu até 2002.
Depois de ter sido consultor independente, em 2004 integra o grupo saint-paul (grupo a que pertence a Rádio Latina e o jornal CONTACTO), onde dirigia uma equipa de 150 pessoas da área da impressão. A 1 de Julho de 2009, assume definitivamente a direcção da Rádio Latina.
Afirmando que actualmente a sua estratégia é de "reflexão", sem grandes mudanças à vista para um futuro próximo, Luc Wagner não quer chegar e mudar "rapidamente uma estrutura que foi muito bem gerida, com uma equipa forte e com uma audiência fiel". Além disso, reconhece algumas limitações financeiras e técnicas, como é o caso dos emissores, que "actualmente não permitem que as ondas da Rádio cheguem em excelentes condições a todo o país, entre outras coisas". Luc Wagner quer sobretudo "experimentar cada vez mais, e sem pressões, projectos de proximidade com a audiência", através de emissões no exterior onde prevaleça uma relação entre a rádio e aqueles que a ouvem. Esta parece ser, para já, a ideia forte de Wagner, que quer sobretudo que a Rádio Latina possa continuar, sobre a sua direcção, a epopeia multicultural pelas ondas radiofónicas luxemburguesas.
Texto e Foto: Gualter Veríssimo
Sem comentários:
Enviar um comentário