quinta-feira, 16 de julho de 2009

Luxemburgo/Vida Associativa: Furio Berardi é novo presidente do CLAE


O italiano Furio Berardi é o novo presidente do Comité de Ligação das Associações de Estrangeiros (CLAE), sucedendo ao catalão Antoni Montserrat, que liderou a plataforma associativa nos últimos seis anos.

O novo presidente quer que o CLAE continue a ser "reivindicativo, incisivo, dentro de uma base sindical", mas que estas acções sejam "interpretadas numa base de parceria e diálogo importantes e abertos, quando chega a hora de apresentar soluções e de as ver aplicadas".

Sustentado pelas resoluções adoptadas a 17 de Junho em Assembleia Geral, Furio Berardi já enviou essas mesmas propostas ao formador do novo Governo, Jean-Claude Juncker.

No documento, a associação reclama a redução do período de residência para pedir a nacionalidade, de sete para cinco anos, assim como o aligeiramento das exigências linguísticas relativas ao luxemburguês, passando pelos direitos eleitorais (diminuição do tempo de residência para votar).

O CLAE exige ainda a atribuição automática de cuidados mínimos de saúde para todos os imigrantes ainda não legalizados que vivam em território luxemburguês.

A educação também não é esquecida, propondo o CLAE que as formações profissionais sejam dadas em língua francesa e alemã.

Rejeitando o termo "comunitarismo", Furio Berardi é fiel aos valores interculturais preconizados pelo CLAE desde o início. "A nossa missão é de dar uma resposta a todas as associações, seja qual for a sua origem, que nos pedem ajuda. No entanto, um apoio social e associativo mais particular e individual pode ser encontrado no CLAE Serviços", o braço logístico e administrativo do CLAE, subvencionado pelo Ministério da Família e dirigido por Franco Barilozzi.

Berardi recorda que "grande parte das leis relacionadas com os direitos de cidadania e da imigração hoje em vigor foram reivindicadas pelo CLAE já há alguns anos".

"Como conhecemos plenamente os problemas das associações, porque trabalhamos no terreno, somos portanto parceiros sérios e incisivos quando chega a hora de negociar e reivindicar junto das autoridades no interesse do mundo associativo no Luxemburgo", defende o novo presidente.

Além de Furio Berardi, os novos dirigentes do CLAE incluem Evelyne Dossou-Santos, vice-presidente; Acácio Pinheiro, vice-presidente; Susana Galaviz Magallanes, tesoureira; João Ricacho, vogal; Bashkim Hazizaj, vogal; e Tommaso Panza, vogal.

Texto e foto: Gualter Veríssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário