O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, inaugurou sexta-feira oficialmente, em Bragança, a ponte internacional de Quintanilha, o último troço do IP4 que demorou quase 30 anos a chegar à fronteira.
O Itinerário Principal nº4, projectado para ligar Matosinhos, no Porto, à fronteira, em Bragança, foi das primeiras obras do Plano Rodoviário Nacional a ser iniciada, mas das últimas a ser concluída, lembrou o presidente da Câmara de Bragança, o social-democrata Jorge Nunes.
"Bem-vindo ao término do IP4, passadas quase três décadas desde o seu início", foi a recepção feita ao ministro Mário Lino, que inaugurou a ponte, uma semana depois da sua abertura ao tráfego.
A ponte internacional de Quintanilha sobre o rio Maças está concluída há quase dois anos à espera dos acessos no lado espanhol, que só agora foram executados.
Esta ponte é uma "porta de entrada de Portugal para a Europa" e faz parte da rede transeuropeia de transportes considerada prioritária no âmbito da Comunidade Europeia”, frisou o ministro.
Talvez porque os "espanhóis se sentissem um pouco incomodados pelo seu atraso", foi a justificação dada pelo ministro Mário Lino para não haver festa entre os dois povos, no dia da inauguração oficial, nem a presença do seu homólogo ou de representantes do Governo espanhol.
A nova ponte custou 13,7 milhões de euros e foi executada pelo Governo português no âmbito de um convénio luso-espanhol, em que Espanha ficou apenas de construir os acessos no seu território.
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