segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Portugal: Bandeira monárquica hasteada na Câmara de Lisboa (com vídeo)

A Câmara de Lisboa quer apurar as circunstâncias em que decorreu hoje a substituição da bandeira da autarquia pela bandeira da monarquia, tendo já apresentado uma queixa "às autoridades competentes".

Segundo um comunicado da Câmara, a bandeira com as armas da monarquia foi retirada hoje de manhã da varanda principal do edifício, após ter estado hasteada "algumas horas", "substituindo indevidamente a bandeira com as armas da cidade que entretanto desapareceu".

"Na sequência do incidente, o município de Lisboa tomou medidas no sentido de averiguar as circunstâncias em que este ocorreu, tendo participado o caso às autoridades competentes", refere o documento.

Um grupo auto-denominado Movimento 31 da Armada hasteou hoje, pouco depois da meia-noite, uma bandeira da Monarquia na varanda da Câmara de Lisboa, uma iniciativa destinada a "restaurar a legitimidade monárquica" e reivindicada durante a tarde pelos autores do blogue "31 da Armada".

Segundo Rodrigo Moita de Deus, do movimento, a "acção de guerrilha ideológica" foi "muito mais simples do que se pode imaginar", tendo sido concretizada pelo exterior dos Paços do Concelho por um pequeno grupo que utilizou um escadote de três metros e "alguma cautela", devido à proximidade de polícias na zona.

Para o "31 da Armada", a substituição da bandeira da Câmara Municipal (que "foi tratada com dignidade") pela bandeira monárquica constituiu uma primeira celebração do centenário da implantação da República, a assinalar a 5 de Outubro de 2010.

O vídeo da acção foi divulgado no blogue:

Sem comentários:

Enviar um comentário