O número de pessoas infectadas com o vírus da gripe A (H1N1) em Portugal atingiu os 2.244 no dia 23, revela o último balanço da evolução da epidemia, divulgado quarta-feira pelo Ministério da Saúde português.
A maioria dos doentes (1.284) é do sexo masculino e de Portugal Continental. Na Madeira verificaram-se 27 casos e nos Açores 92.
A maior parte dos infectados (38,6%) tem entre 20 e 29 anos de idade, situando-se a média do total dos casos nos 22,4 anos.
A outra faixa etária mais afectada situa-se entre os 10 e 19 anos (27,6% dos doentes), seguindo-se a das crianças até aos nove anos de idade (12,9% dos casos).
Dos casos registados, 531 (24%) foram importados e 1.713 (76%) foram contraídos por transmissão secundária ou terciária.
A doença ainda não provocou nenhuma morte, mas dez doentes, um dos quais já teve alta, precisaram de passar pelos Cuidados Intensivos e receber ventilação.
Febre, tosse, dores musculares e dores de cabeça são os sintomas comuns à maior parte dos doentes, com uma pequena percentagem com sintomas mais severos, como diarreia e vómitos e apenas 0,3% dos casos redundou em pneumonia.
Apenas 5% dos afectados tinham recebido a vacina contra a gripe sazonal. Por outro lado, 32% dos infectados foram tratados com o medicamento anti-viral osiltamivir.
Em 88% dos casos, a gravidade dos sintomas foi considerada "ligeira".
Sem comentários:
Enviar um comentário