Afinal ainda não é desta que o Luxemburgo regressa à Eurovisão, após 16 anos ausente daquele Festival da Canção.
Ao CONTACTO, a RTL desmentiu o rumor difundido em sites espanhóis e alemães segundo o qual estaria disposta a participar novamente o concurso em 2010, depois de ter abandonado a organização em 1994, por razões financeiras. Na altura, o canal de televisão luxemburguês alegou que a contribuição exigida aos países participantes era incomportável para um país de dimensão reduzida, como o Luxemburgo.
A notícia do regresso não passou de "um rumor que terá sido talvez iniciado pela European Broadcasting Union (EBU), o que levanta problemas de confidencialidade", assegurou ao CONTACTO Steve Schmit, station manager do canal de televisão luxemburguês.
Há alguns meses, a RTL contactou a EBU para apurar se as quotas de participação haviam sido reduzidas, como alegava um comité local da Eurovisão. Instada pelo grupo de fãs do festival, a cadeia luxemburguesa contactou a associação de canais públicos europeus, mas o preço de participação – que Schmit recusou revelar – é, afinal, o mesmo que em anos anteriores.
"O preço é o mesmo, e apesar de não conhecermos ainda as regras de participação, posso dizer-lhe que as hipóteses de participarmos [no próximo ano] são praticamente nulas. Nas condições económicas actuais, não temos condições para participar", garante Schmit.
A organização do festival da Eurovisão não faz parte do caderno de encargos acordado entre o Estado e a RTL.
O Grão-Ducado, que participou no Festival da Eurovisão 37 vezes, chegou a vencer o concurso em cinco ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983), sempre representado por estrangeiros.
P.T.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário