quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Luxemburgo: "Semana da Mobilidade" promove transportes públicos em detrimento do automóvel

Começou quarta-feira no Luxemburgo e em vários países da Europa, a Semana da Mobilidade, durante a qual o Ministério do Desenvolvimento Sustentável apresenta o seu programa nesta matéria.

O programa visa em prioridade mudar os comportamentos da população em termos de opções de mobilidade e fazer com que 25% do tráfego se efectue em transportes públicos até 2020.

"O nosso objectivo é levar a cabo uma estratégia combinada, associando transportes tão diversificados como o comboio, o automóvel, o autocarro, a bicicleta ou o eléctrico", explica o ministro do Desenvolvimento Sustentável, Claude Wiseler, confirmando que "vários projectos estão na ordem das prioridades do Governo, como as estações periféricas de Kirchberg, Howald ou Cessange, mas também as novas linhas ferroviárias de Belval e de Pétange".

O ministro declarou ainda que o dossiê "mobilidade ligeira" é levado muito a sério e que um esforço redobrado seria feito nos próximos meses nesse sentido.

Wiseler anunciou ainda que a equipa do seu ministério está actualmente a reflectir em colaboração com várias associações sobre soluções para melhor integrar as pessoas de mobilidade reduzida nos tranportes públicos.

Cinquenta autarquias responderam ao apelo do Ministério do Desenvolvimento Sustentável para participar na Semana da Mobilidade.

Estão previstas várias actividades como marchas, ralis de bicicletas, entre outras iniciativas. O programa pode ser consultado no portal http://www.blogger.com/www.mobiliteit.lu

Criada em 2002 a nível europeu, a Semana da Mobilidade surge pela primeira vez no Luxemburgo em 2005. A edição deste ano decorre até à próxima terça-feira, dia 22.

Sem comentários:

Enviar um comentário