domingo, 20 de setembro de 2009

Portugal é 6º país da UE onde pessoas com mais de 65 têm menos anos saudáveis de vida pela frente

Portugal é o sexto país da União Europeia (UE) onde as pessoas com 65 anos têm menos "anos saudáveis de vida" pela frente, apresentando os homens níveis de bem-estar mais elevados do que as portuguesas, segundo estatísticas divulgadas sexta-feira.

Segundo o anuário de 2009 do Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE (sediado no Kirchberg), os homens portugueses de 65 anos podiam contar, em média, com mais seis anos de vida saudável (healthy life years, HLY na sua siglas em inglês) em 2005, contando as portuguesas com cerca de cinco.

Entre os 27 Estados-membros, apenas os cidadãos da Letónia, Eslováquia, Hungria, Lituânia e Estónia estão atrás de Portugal. A Dinamarca ocupa o topo da tabela, com 13 anos para os homens e 14 para as mulheres, seguido de Malta, com dez e onze anos, respectivamente.

Por outro lado, dados referentes a 2006 indicam que, em Portugal, cerca de 9% dos homens tinham ficado "severamente incapacitados devido a problemas de saúde" nos últimos seis meses antes da realização do inquérito, enquanto nas mulheres esse valor ascendia aos 14%.

Relativamente à obesidade, os dados da Eurostat referem que, em 2003, mais da metade dos portugueses eram obesos e cerca de 40% apresentavam excesso de peso. Apenas o Reino Unido (60% da população), Alemanha, Malta, Grécia e Hungria apresentavam, nesse ano, maiores percentagens de obesidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário