sábado, 17 de outubro de 2009

Portugal: Metade dos homens e um terço das mulheres portugueses têm excesso de peso

Mais de metade dos homens portugueses e um terço das mulheres têm peso a mais, de acordo com um estudo que envolveu perto de quatro mil pessoas e que vai ser apresentado hoje no Porto.

O estudo, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa da Ciências da Nutrição e Alimentação e que incidiu em pessoas com 18 ou mais anos, conclui que 53 por centro dos homens apresentam excesso de peso e que, de entre eles, 11 por cento já são considerados obesos.

No caso das mulheres, as que apresentam excesso de peso são 28 por cento e as obesas são 10 por cento.

A diferença entre excesso de peso e obesidade está na quantidade de gordura, diagnosticada a partir do índice de massa corporal, obtido pela razão entre o peso e o quadrado da altura (em metros). Um índice igual ou superior a 25 quilos por metro quadrado indica excesso de peso, passando a obesidade se ultrapassar a marca dos 30 quilos por metro quadrado.

Outra conclusão do estudo é a de que a maioria dos homens com uns quilos a mais vive no Norte e nas duas regiões autónomas.

Nas mulheres, os casos de excesso de peso têm maior expressão também nos Açores e Madeira, bem como no Alentejo.

No que toca ao tipo de alimentos ingeridos, outra vertente do estudo, assinala-se "uma diferença enorme" entre homens e mulheres, conforme explicou à Lusa a presidente da Sociedade Portuguesa da Ciências da Nutrição e Alimentação, Maria Daniel Vaz.

"Pode dizer-se que, à excepção do queijo, os lacticínios são alimentos consumidos principalmente pelas mulheres, assim como a fruta, os produtos hortícolas e a sopa", referiu.

"Carne, seus derivados e bebidas alcoólicas são consumidos sobretudo por homens", acrescentou.

Maria Daniel Vaz anunciou, entretanto, a realização de uma segunda fase do estudo, direccionada para os jovens.

Os trabalhos de campo serão realizados até ao final deste ano e os resultados devem ser apresentados no final do primeiro semestre de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário