sexta-feira, 13 de novembro de 2009

António Guterres é o único português entre os 67 mais poderosos do mundo

António Guterres está em 64º lugar no ranking da revista "Forbes" relativo às personalidades mais poderosas em todo o mundo. Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, não surge na listagem, que elenca 67 poderosos e que é a primeira do género feita pela revista norte-americana.

António Guterres é o alto comissário das Nações Unidas para os refugiados e é com esse estatuto que surge na 64ª posição, à frente do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em 67º lugar.

O primeiro da lista é Barack Obama, Presidente dos EUA, seguido do Presidente da China, Hu Jintao, e do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin. A chanceler alemã, Angela Merkel, é a mulher mais influente, mas só surge na 15ª posição, enquanto Hillary Clinton está em 17º. Lula da Silva está em 33º lugar, duas posições abaixo de Bill Clinton.

O Papa Bento XVI está em 11º lugar, logo a seguir a Bill Gates e ao Dalai Lama, em 39º.

A revista elaborou a lista tentando responder a várias perguntas. Têm, os seleccionados, capacidade de influenciar muita gente? Controlam grande recursos financeiros comparados com os seus pares? São influentes em vários quadrantes? E exercem activamente o seu poder?

Sem comentários:

Enviar um comentário