Uma segunda equipa portuguesa de assistência parte esta terça-feira para Cabo Verde para substituir o primeiro grupo médico que se deslocou para ajudar ao combate da epidemis de dengue, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.
Os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde decidiram prolongar a ajuda portuguesa no combate ao surto de dengue em Cabo Verde, através do envio de uma segunda equipa de assistência médica que irá render, a partir de hoje, o primeiro grupo de quatro médicos e quatro enfermeiros que se encontram naquele país desde 7 de Novembro, e que agora regressarão a Portugal, refere a nota ministerial.
Esta segunda equipa permanecerá em Cabo Verde "por mais oito a dez dias", será chefiada por uma médica infecciologista dos Hospitais Universitários de Coimbra, Eugénia Ferreira, e incluirá mais dois médicos de medicina interna e três enfermeiras dos Cuidados Intensivos dos HUC, a mesma unidade de origem dos elementos da primeira equipa enviada há uma semana.
Hoje seguirá para Cabo Verde um segundo lote de medicamentos, incluindo antibióticos, refere o MNE, que recorda que na semana passada, Portugal já disponibilizara diversos equipamentos, como monitores de funções vitais e ventiladores, além de um primeiro lote de medicamentos.
Esta ajuda portuguesa surgiu em resposta a um apelo do Governo cabo-verdiano para ajuda internacional no combate ao grave surto de dengue que afectou aquele país e que, segundo os últimos dados conhecidos, já atingiu mais de 16 mil pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário