quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gripe A mata um homem no Hospital de Leiria

Um doente infectado com o vírus da gripe A (H1N1), de 58 anos, morreu hoje no Hospital de Santo André, em Leiria, anunciou a unidade de saúde.

"A Direcção Clínica do Hospital de Santo André lamenta informar a morte de um doente que se encontrava internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) deste hospital com infecção pelo vírus H1N1”, refere um comunicado da unidade de saúde.

Segundo o mesmo comunicado, o doente, que “tinha antecedentes de hipertensão arterial e obesidade mórbida”, deu entrada na UCI “no dia 01 de Novembro com o diagnóstico de pneumonia bilateral e insuficiência respiratória grave, o que determinou, desde logo, a necessidade de ventilação assistida e suporte hemodinâmico”.

O hospital revela ainda que “a pesquisa do vírus H1N1 se revelou positiva, tendo sido iniciada de imediato a terapêutica adequada”, sendo que “não há referência a qualquer contacto prévio do doente com um médico”.

“O estado de saúde do doente agravou-se entretanto, tendo entrado em falência multiorgânica a 07 de Novembro”, acrescenta o hospital, adiantando que “o doente faleceu hoje às 07:55, sendo a causa da morte pneumonia pelo vírus H1N1, com falência multiorgânica”.

Esta é a quinta morte em Portugal de pessoas infectadas com a nova estirpe da gripe. No dia 28 de Outubro morreu um menino de 10 anos infectado com H1N1. A criança teve morte súbita que poderá ter resultado de uma doença congénita provavelmente potenciada pelo vírus.

No dia 10 de Outubro, morreu um homem de 53 no Hospital de São João, no Porto, em consequência de pneumonia bilateral, e no dia seguinte foi anunciada a morte de uma mulher, que tinha sido mãe recentemente, pelas mesmas razões.

A 26 de Setembro foi conhecida a morte de um homem de 49 anos no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, vítima de uma pneumonia provocada pelo vírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário