quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Luxemburgo expulsa 29 refugiados para o Kosovo
Após a Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes (ASTI) ter chamado a atenção para a expulsão de uma família de origem sérvia para o Kosovo na segunda-feira, o Comité de Ligação das Associações Estrangeiras (CLAE) indicou ontem em comunicado à imprensa que ao todo "29 pessoas oriundas de minorias do Kosovo (sérvios, bósnios, entre outros) vão ser hoje enviadas à força para o seu país de origem.
Neste grupo constam 10 homens solteiros e cinco famílias com nove crianças, algumas já escolarizadas.
Perante diversas organizações não governamentais que criticam o facto de as crianças terem de abandonar as suas turmas de um dia para o outro, o ministro da Imigração Nicolas Schmit declarou que tudo foi feito para que as crianças visadas não estivessem há demasiado tempo escolarizadas no Luxemburgo.
O ClAE estima que actualmente "o Kosovo não beneficia de segurança política suficiente para acolher de novo estas pessoas que fugiram do país".
O comité relembra que as forças da KFOR (Kosovo Force) ainda estão destacadas naquela região e reclama a concertação prévia entre as autoridades, associações e as pessoas em questão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário