sábado, 21 de novembro de 2009

Luxemburgo: Final da Miss Portugal no Luxemburgo 2010, este sábado à noite, em Obercorn




Outras fotografias das doze candidatas podem ser vistas no site oficial do concurso, em www.missportugal.lu, onde pode também votar na sua candidata preferida

As 12 candidatas a Miss Portugal no Luxemburgo 2010 para suceder à bela Cindy Morais, cujo reinado 2008-2009 está a findar são: candidata n°1, Kátia Mendes (18 anos, de Derenbach); n°2, Sara Pereira (20 anos, de Clervaux); n°3, Joana Tavares (17 anos, Oberanven); n°4, Filipa Bastos (19 anos, de Esch/Alzette); n°5, Janine Mendes (18 anos, da cidade do Luxemburgo); n°6, Vanessa Gomes (18 anos, de Pétange); n°7, Andreia Silva (17 anos, de Dippach); n°8, Cindy Duarte (18 anos, de Ettelbruck); n°9, Joana Oliveira (19 anos, de Hobsheid); n°10, Liliana Nascimento (18 anos, da cidade do Luxemburgo); n°11, Salomé Ferraz (18 anos, de Erpeldange); n°12, Samantha Almeida (19 anos, de Differdange).

Apuradas desde Maio, as 12 candidatas têm vindo nas últimas semanas a ultimar os desfiles e as coreografias com que se apresentam ao concurso marcado para a noite deste sábado no Centro Desportivo de Obercorn, a partir das 21h.

Este grande hall, com capacidade para acolher largas centenas de espectadores é maior do que qualquer das salas onde o evento decorreu em anos anteriores. Uma aposta da organização – a associação Onda Jovem – que assim espera uma maior afluência de espectadores na edição deste ano.

Dos preparativos fizeram parte, além dos desfiles e das coreografias assinadas pela escola de dança Li Marteling, photoshootings de grupo e individuais com o fotógrafo oficial do evento, Paulo Lobo.

Na noite do concurso o baile vai ser assegurado pelo conjunto Duo Inovação e pelas actuações do grupo de dança da associação anfitriã, a Onda Jovem. Pelo palco passa ainda a revelação musical do ano no Luxemburgo, o luso-descenente Ricardo Vieira.

Até hoje à noite (até ao momento do último desfile) pode votar na sua candidata preferida no site oficial do evento em www.missportugal.lu, na internet.

Mais informações pelo tel. 621 38 30 48 (Jacinta Dias/Onda Jovem).

Uma história de sucesso

Eleger uma Miss Portugal no Luxemburgo entre as mais bonitas jovens do Grão-Ducado. A ideia surgiu pela associação Onda Jovem ao virar do novo século, em 2001.

Volvidas nove edições, esta é já uma história de sucesso, não só da organização arrojada que decidiu lançar-se nesta aventura, como é um exemplo na comunidade portuguesa, mas também no Grão-Ducado. É que, entretanto, directa ou indirectamente influenciada pelo êxito alcançado a nível nacional e internacional pelas Misses Portugal no Luxemburgo, a organização de "Miss Luxembourg", concurso abandonado em 1994, foi retomada desde o ano passado.

Na primeira edição da Miss Portugal no Luxemburgo não houve pré-eliminatórias. As inscrições para o concurso foram anunciadas nas páginas do CONTACTO em Setembro de 2001 e o concurso decorreria um mês depois.

Na altura, o único critério para as candidatas se poderem inscrever era terem entre os 16 e os 30 anos, podia ler-se na notícia publicada pelo nosso jornal. Hoje, os critérios e os métodos de selecção foram afinados: as candidatas devem ter entre 17 e 25 anos (no dia da final), ser solteiras, sem filhos, ter nacionalidade portuguesa e residir no Grão-Ducado. As candidatas passam por uma pré-selecção em Abril ou Maio, durante a qual são seleccionadas 12 candidatas para participar na grande final, que decorre no final do ano. Na primeira edição, a votação era feita na noite da eleição. Actualmente, os votos começam cerca de um mês antes, através do site internet do evento e por SMS. Sinais dos tempos. E da experiência que entretanto a organização foi adquirindo.

A organização, é na sua base, composta por um trio que não mudou desde a primeira edição: Carlos Ferreira, presidente da associação Onda Jovem, e as suas filhas Ana e Jacinta. Segundo contava recentemente ao CONTACTO Jacinta Dias, um dos rostos mais conhecidos do concurso, "organizar a Miss Portugal no Luxemburgo é um trabalho a tempo inteiro e que nos ocupa o ano todo".

Um trabalho que é recompensado quando se vêem os resultados. As jovens coroadas Miss Portugal no Luxemburgo ou as candidatas ao concurso têm depois representado a beleza portuguesa noutros concursos do género a nível europeu e mundial, como a Miss Benelux, Top Model Belgium e Miss Earth, e a participação tem servido de rampa de lançamento no mundo do manequinato.

Efectivamente, os exemplos são numerosos: Beatriz Piedade, Miss Portugal no Luxemburgo em 2007, e que trabalha hoje como manequim, conseguiu sábado o 2° lugar no Top Model Belgium, na categoria Modelo Fotográfico Sénior, concurso que Daniela Martins, Primeira Dama de Honor da Miss Portugal no Luxemburgo 2007, venceu o ano passado (ver artigo na pág. 20); Stéphanie Ribeiro, Miss Portugal no Luxemburgo 2006, foi Top Model Benelux 2006, Miss Anadia 2007, Miss Bairrada 2007, e é hoje modelo da agência Must Models e trabalha com a l'Oréal; Nádia Neves Pereira, Miss Portugal no Luxembourg 2004, foi Miss Benelux 2008, título pelo qual concorreu em 2008 pelo Luxemburgo a Miss Earth; Karin Leal Évora, Segunda Dama de Honor 2006, participou em diversos desfiles de moda na Alemanha; entre muitos outros exemplos.

JLC
Fotos: Paulo Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário