O alpinista açoriano Luís Bettencourt inicia hoje, domingo, a escalada do Kilimanjaro (na foto), na Tanzânia, no âmbito do projecto que visa desfraldar a bandeira dos Açores nos picos mais altos de cada continente até Junho de 2011.
“Contamos chegar ao cume a 28 de Novembro”, revelou o alpinista em declarações à Agência Lusa.
Nesta subida ao ponto mais alto de África, com 5.892 metros de altitude, Luís Bettencourt estará acompanhado pelo melhor guia da Tanzânia, segundo a National Geographic.
“Estamos prontos”, assegurou o alpinista, que vai subir o Kilimanjaro com uma equipa que também integra Valter Medeiros e Carlos Mendes, seus habituais companheiros de escaladas.
O projecto "Açores no Topo do Mundo" começou a 9 de Setembro, com a subida ao ponto mais alto de Portugal, a 2.351 metros de altitude, na ilha açoriana do Pico.
Em Janeiro de 2010 está prevista a subida ao Monte Kosciuszko, com 2.208 metros, que é o pico mais alto da Austrália, e, um mês depois, a escalada até ao cume do Monte Vinson, o ponto mais alto da Antárctica, com 4.892 metros de altitude.
Depois de ultrapassado este objectivo, Luís Bettencourt pretende subir, em Junho de 2010, ao cimo do Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa, com 5.642 metros, na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso (Rússia Ocidental), onde, segundo a mitologia grega, Prometeus esteve preso.
Em Setembro de 2010 será a vez de subir ao Monte McKinley, no Alasca, com 6.187 metros, que é a montanha mais alta da América do Norte, seguindo-se, em Janeiro de 2011, o Aconcágua, nos Andes Argentinos, com 6.962 metros, o ponto mais alto das Américas e do Hemisfério Sul, além de ser o pico mais elevado fora da Ásia.
Para Maio de 2011 está marcada a subida ao Evereste, a montanha mais alta do planeta (também chamado "o Telhado do Mundo"), nos Himalaias, com 8.844 metros de altitude, onde o português João Garcia chegou a 18 de Maio de 1999.
O projecto terminará em Junho de 2011, novamente com a subida ao Pico, nos Açores, fechando o ciclo de ascensões aos pontos mais altos de cada continente para hastear a bandeira dos Açores.
Foto: Arquivos LW
Sem comentários:
Enviar um comentário