Os cristãos católicos e ortodoxos celebram hoje a memória dos seus defuntos.
Para a tradição católica, os dias 1 e 2 de Novembro, de Todos-os-Santos e dos Fiéis Defuntos (ou Finados), respectivamente, acabam normalmente por se fundir, uma vez que o feriado do primeiro dia de Novembro é aproveitado para as visitas aos cemitérios.
A religião católica acredita na intercessão dos vivos pelos mortos, rezando pela sua alma e pedindo simultaneamente a sua ajuda junto de Deus para os que ficaram.
Os ortodoxos gregos e russos não diferem significativamente da tradição católica, embora relativamente aos gregos as celebrações tenham começado há quatro dias, com a festa da Protecção da Mãe de Deus, prolongando-se até amanhã.
Os ortodoxos russos celebram os defuntos no primeiro sábado de Novembro, pelo que neste ano o ofício religioso vai ocorrer a 6 de Novembro, mas apenas “para os cristãos, católicos e ortodoxos, que adormeceram em Cristo”.
Outros cristãos como os evangélicos e os adventistas não assinalam esta data, pois consideram desnecessária a intercessão por quem morreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário