quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Portugal: Mais de 96 mil pessoas vacinadas contra Gripe A

Mais de 96 mil portugueses foram vacinados contra a gripe A desde o início da vacinação, há um mês, o que representa 67 por cento das vacinas distribuídas, sendo que as grávidas foram as que menos aderiram.

O director-geral da Saúde, Francisco George, fez hoje o balanço do primeiro mês de vacinação, no Infarmed, e anunciou que, num universo estimado de 60 mil mulheres grávidas no segundo e terceiro trimestres, "apenas foram vacinadas cerca de cinco mil".

Francisco George atribui esta situação "em parte ao contexto psicossocial adverso à vacinação das grávidas, relacionado com a ampla divulgação de notícias alarmistas de casos de morte fetal, que aliás não tinham relação causal com a vacina".

O director-geral da Saúde reconheceu que há dificuldades em relação às grávidas nesta campanha de vacinação contra a gripe A, devido à "inexplicável visibilidade" que tem sido dada às mortes fetais.

A sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, contou que havia muitas grávidas inscritas nos centros de saúde para serem vacinadas, mas que desistiram após as notícias que surgiram sobre as duas mortes fetais.

Por outro lado, salientou Francisco George, a vacinação das crianças entre seis meses e dois anos tem tido uma boa adesão, com oito mil doses administradas em pouco mais de uma semana.

Nos hospitais públicos foram vacinados cerca de 17 mil profissionais. Estão vacinados 32 por cento dos médicos, 18 por cento dos enfermeiros e 12 por cento dos outros profissionais de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário