quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Refugiados do Iraque acolhidos no Luxemburgo

Vinte refugiados iraquianos chegaram ontem ao Luxemburgo, provenientes da Síria. O grupo faz parte de um contingente de vinte e oito pessoas que são acolhidas no âmbito de um programa comunitário de acolhimento de refugiados na União Europeia.

Outra família de três pessoas já tinha chegado ao Luxemburgo há três semanas e uma família de cinco pessoas é também esperada em breve. No total são, vinte e oito pessoas, incluindo dez crianças e jovens menores de dezoito anos, representando sete famílias.

Segundo o Ministério da Família e da Integração estas pessoas necessitam de apoio individual e regressar ao seu país de origem não era viável.

A Cruz Vermelha do Luxemburgo vai acolher duas famílias e apoiar a sua integração. Também a Caritas vai supervisionar o acolhimento das outras cinco famílias que já têm todos os outros membros a viver no Luxemburgo. Os familiares vão ficar encarregues de acolhê-los temporariamente até se encontrar uma habitação permanente.

Os custos do programa de acolhimento são cobertos pelo orçamento do OLAI , com ajuda do programa comunitário para a integração dos refugiados.

A chegada destas novas famílias iraquianas surge numa altura em que o Governo do Luxemburgo acaba de repatriar vinte e nove refugiados kosovares: quatro famílias , com crianças que já frequentavam a escola no Luxemburgo, e ainda outros dez indivíduos. Uma decisão que foi duramente criticada pelas Organizações Não Governamentais que se dedicam ao trabalho com os refugiados no Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário