Na edição desta semana do jornal CONTACTO fazemos o primeiro balanço da lei da dupla nacionalidade. O Ministério da Justiça divulga hoje os primeiros números relativos aos residentes que pediram a nacionalidade Luxemburguesa.
Os portugueses são de longe os estrangeiros mais interessados na dupla nacionalidade, são sobretudo os da segunda geração que fazem esta escolha.
Desde que a lei entrou em vigor em Janeiro deste ano, o Ministério da Justiça recebeu mais de 4 mil pedidos de naturalização.
Destaque ainda na edição de hoje para a entrevista com o embaixador português no Luxemburgo.
Um ano depois de chegar, José Pessanha Viegas vê-se a braços com o desemprego dos portugueses residentes no país, que representam 32% do total de desempregados.
Em entrevista ao CONTACTO, o embaixador português analisa as relações entre os dois países e não foge às perguntas incómodas. É José Pessanha Viegas em discurso directo.
As equivalências dos certificados de habilitação portugueses é um dos problemas que está nas mãos da embaixada.
O 12° ano do secundário em Portugal não vale mais do que cinco anos do ciclo médio no Luxemburgo (o equivalente ao 10° ano), diz o Ministério da Educação luxemburguês.
À revelia dos acordos entre os dois países e das directivas comunitárias, o Luxemburgo continua a recusar a equivalência aos estudos feitos em Portugal.
Destaque ainda na edição de hoje para a eleição da Miss Portugal no Luxemburgo.
Tudo isto para ler esta quarta-feira no CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.
Sem comentários:
Enviar um comentário