O evento junta os maiores treinadores de futebol canarinho e internacional e o treinador português é o único representante do futebol do Luxemburgo no evento. O encontro decorre paralelamente à apresentação da Copa do Mundial de 2014 que se realizará no Brasil.
Antes de partir para o Brasil, Álvaro Cruz fechou contrato com o Kay/Tétange. O namoro foi longo, mas chegou a casamento. Foi preciso muita insistência de José Gonçalves, o presidente do clube, para convencer o treinador a tirar as luvas do armário. "Razões de amizade", explica Cruz.
Recorde-se que no final da época passada, Álvaro Cruz não quis renovar o contrato que o ligava ao Etzella. A equipa do Norte desejava a continuação do português, por mais uma época, mas por razões familiares, Álvaro Cruz declinou a proposta.
"Depois do Etzella, desejei afastar-me do futebol, durante algum tempo, para poder reflectir e analisar o percurso que até agora fiz como treinador, pensar no futuro da minha carreira e dedicar-me à família, que tem sido muito sacrificada pelo futebol. Agora surgiu este mega desafio e não tive coragem de dizer não ao meu amigo Gonçalves".
Álvaro Cruz chegou nos anos 90 ao Luxemburgo ainda como jogador profissional de futebol. Depois, começou a carreira de treinador e desde então já passou pelo Dudelange, o Cebra, o Grevenmacher, RFCUL e, no ano passado, pelo Etzella. Com o clube da capital, o português conseguiu levar a equipa às competições europeias. Um facto histórico para a equipa do RFCUL.
A partir de Janeiro, o único treinador do Luxemburgo com o título "UEFA PRO", vai orientar a equipa do Kayl/Tétange, que ocupa o 11° lugar na liga de Promoção de Honra.
"O objectivo é salvar a equipa da despromoção, e quem sabe levá-la até à Liga BGL: este tipo de desafios dão-me muito gozo e já não é a primeira vez que pego em equipas que estão em situação difícil e depois as levo aos lugares cimeiros da tabela. Estou convencido que vamos fazer um bom trabalho", garante o treinador português.
O contrato que o liga ao Kayl é só até ao final da época, mas o acordo prevê que Cruz possa sair do clube a qualquer momento, desde que "haja uma proposta interessante, aqui, no Luxemburgo, ou quem sabe, no estrangeiro (risos)", refere o treinador.
Álvaro Cruz está no Brasil até à próxima semana. O treinador português garante que vai aproveitar o tempo para cimentar amizades e partilhar experiências com "alguns dos maiores treinadores de futebol da actualidade".
" Vai ser muito bom para mim e é a oportunidade de ver como o Brasil está a preparar a Copa de 2014. Não é todos os dias que me sento ao lado de grandes senhores do futebol internacional".
Neste seminário participam algumas das mais conhecidas caras do futebol brasileiro: Dunga, treinador da selecção brasileira, Carlos Alberto Parreira, ex-treinador do Brasil, campeão do mundo, e actual seleccionador da África do Sul, e Vanderlei Luxemburgo, ex-treinador do Real de Madrid e actualmente treinador do Santos (equipa de Pélé).
No domingo, o treinador português esteve no Maracanã, onde festejou com o Fulminense o título de campeão do Brasil, depois de ter ganho ao Grémio de Porto Alegre por 2-1 .
Domingos Martins
Foto: Christian Kemp
Eu conheço este cara, estou indo para a Europa dentro de um mês como poderei arranjar seu endereço?
ResponderEliminarEle se deve lembrar de mim do Rio.
Nadine