Não, não estamos a falar do actor luso-descendente canadiano Louis Ferreira, escolhido para interpretar o papel de comandante Everett Young da nave "Destiny" na nova série Stargate Universe, que o canal norte-americano Syfy (do grupo NBC) começou a difundir em Setembro.
Por vezes a realidade ultrapassa mesmo a ficção.
Mário Ferreira, empresário do Porto, vai brevemente tornar-se o primeiro turista espacial português. Ferreira esteve segunda-feira no deserto de Mojave, na Califórnia, para conhecer a Enterprise, a nave da Virgin Galactic em que deverá viajar ao espaço já em 2011.
A nave ainda vai ser sujeita a vários testes de segurança, mas Richard Branson, director da Virgin Galactic, anunciou-a já como um veículo inteiramente novo, com capacidade para transportar até ao espaço, num voo sub-orbital, seis passageiros e dois pilotos astronautas.
Bilhete para o espaço custou 200 mil dólares
Mário Ferreira, que foi o primeiro português a comprar um bilhete de 200 mil dólares para uma viagem ao espaço e espera a sua vez desde 2007, revelou à Lusa: “A nave está dentro daquilo que eu esperava. Tem um design muito bonito e é muito espaçosa por dentro, para nos podermos movimentar bem durante a flutuação em gravidade zero”.
O líder do grupo Douro Azul também apreciou a escolha de “Enterprise” para nome de baptismo do modelo SpaceShipTwo, em honra de “uma longa tradição” envolvendo os navios da Marinha Britânica e Norte-Americana, veículos da NASA e até a aeronáutica de ficção científica.
“Fiquei bastante impressionado, aliás, ao ver (Arnold) Schwarzenegger partir a garrafa de champanhe na ponta da nave”, observa Mário Ferreira, referindo-se ao actor que actualmente é governador do estado da Califórnia. “Aquele impacto demonstrou que o aparelho tem uma estrutura resistente”, acrescenta, com humor.
Segundo informações da Associated Press, a Enterprise esteve sob desenvolvimento secreto nos últimos dois anos e Richard Branson anuncia-a como parte “de um novo começo numa era comercial das viagens espaciais”.
"A NASA gastou biliões e biliões de dólares em viagens espaciais, e só conseguiu enviar 480 pessoas”, afirmou o fundador da Virgin. “Nós esperamos enviar, literalmente, milhares de pessoas para o espaço ao longo dos próximos dois anos”.
Em 2010, a Enterprise será sujeita a diversos testes para garantir que é “100% segura”. O objectivo de Richard Branson é que a nave possa começar os seus voos comerciais em 2011, a partir de um porto espacial já em construção no Novo México.
Os primeiros a utilizar a nave serão Richard Branson, a sua família e o designer de aviões Burt Rutan, com quem o fundador da Virgin vem explorando a indústria espacial.
200 milionários em lista de espera
Em lista de espera para as viagens seguintes estão já cerca de 200 milionários de todo o mundo. Mário Ferreira inclui-se entre os 100 “pioneiros” que integram o Clube dos Fundadores e revelou à Lusa: “Depois do Richard Branson, os primeiros passageiros vão ser escolhidos por sorteio. Estou a contar que, no início, haja uma viagem por semana, o que significa que, na pior das hipóteses, participo no 14º ou no 15º voo”.
O empresário português acredita que, após essa fase inicial, a Virgin Galactic fará uma viagem por dia com destino ao espaço. “É o que está previsto”, defende. “E como o Richard Branson já encomendou cinco naves como a Enterprise, de certeza que não as vai ter paradas”.
Um dos modelos do "Enterprise" (foto infra) com que a Virgin Galactic planeia enviar turistas para o espaço a partir de 2011. Foto supra: a nave "Enterprise" da popular série de ficção-científica dos anos 60, "Star Trek". O projecto da Virgin ainda está a anos-luz da nave do famoso capitão Kirk, mas os voos espaciais para o comum dos cidadãos... já estiveram mais longe! Fotos: Star Trek/Virgin Galactic
Sem comentários:
Enviar um comentário