Estimular o investimento internacional, que sofreu que sofreu uma forte queda no último ano, pode ser uma das soluções para a crise económica, afirmou hoje o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
"A política de investimento pode ser uma das soluções" para a crise, afirmou hoje Ángel Gurría, na abertura do oitavo fórum da OCDE sobre investimento internacional, que decorre esta manhã em Paris.
O líder da organização pediu esforços para eliminar os obstáculos que impedem o crescimento do investimento, em particular as medidas proteccionistas.
Ángel Gurría lembrou que "os Governos têm um papel importante" na criação das condições para um bom clima de negócios e insistiu que a comunidade internacional tem deveres pendentes porque o investimento internacional no cumpre com o seu potencial, não contribuindo como o poderiam fazer.
"O investimento é a base do progresso económico", assinalou, antes de recordar que os fluxos internacionais caíram à volta de 50% relativamente ao máximo alcançado em 2007, e tal teve consequências sobre o desemprego, que continuará a aumentar em 2010 nos países da OCDE.
Na conferência de hoje participam ministros e representantes de vários países, incluindo não membros da organização, oriundos da América Latina, Ásia, África e Médio Oriente.
Sem comentários:
Enviar um comentário