O Governo luxemburguês vai participar com 6,1 milhões de euros na ligação rodoviária entre Belval e a autoestrada francesa A30. Esta verba destina-se a financiar as obras do projecto em território francês.
A decisão foi anunciada sexta-feira pelo Ministério das Obras Públicas luxemburguês.
Recorde-se que está há muito previsto um acesso subterrâneo desde o lado francês para aceder a Belval, mas as obras sofreram atraso porque as autarquias e o governo franceses anunciaram não ter as verbas necessárias para investir naquela zona. As obras do túnel estão já em fase avançada do lado luxemburguês, mas sem ponto por onde sair do lado francês!
O bairro de Belval é um projecto arrojado e inovador, situado entre Esch/Alzette, Belvaux e a fronteira francesa, mas tem sofrido problemas que têm atrasado os projectos comerciais, imobiliários e rodoviários.
Assim que abriram as primeiras lojas em Belval, no Outono de 2008, muitas foram já as associações e organismos de cidadãos a pedirem uma ligação entre a A30, Belval e a autoestrada luxemburguesa A4 para resolver os problemas de escoamento do trânsito, que se tem tornado cada vez mais intenso na rotunda de Raemerich (fim da A4, em Esch/Alzette), em direcção e em proveniência da França, não só nas horas de ponta como, cada vez mais, a todas as horas do dia.
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