Foi inaugurada sexta-feira, na Abadia de Neumünster, no Grund, na capital, a exposição de fotografias "Por uma vida melhor", de Gérald Bloncourt.
Com esta exposição, a associação "Os Amigos do 25 de Abril" (A25A) pretende "mostrar a realidade da vida dos emigrantes portugueses em França nos anos 1950 e 1960 e como viviam em condições difíceis nos bairros de lata e subúrbios de Paris", explica Manuel Bento, presidente da colectividade.
Rostos cansados lavrados de sofrimento, malas de cartão, o trabalho nas obras, crianças brincando com bonecas de trapos nas terras lamacentas dos "bidonvilles" (bairros de lata), abrigos feitos com retalhos da vida de cada emigrante, são algumas das imagens fortes e reais que interpelam o visitante.
Verdadeiro cúmplice desta realidade portuguesa em França, o fotógrafo Gérard Bloncourt conheceu Portugal e os portugueses graças à objectiva. "Nasci no Haiti, mas a minha pátria é o Mundo a quem pertenço. Esta exposição foi uma contribuição, uma denúncia pública para que as pessoas tomassem consciência e se solidarizassem com todos esses portugueses que viviam em condições de escravatura moderna".
O fotógrafo retrata a vida real nos bairros de lata de muitas famílias portuguesas. Mas há uma fotografia que marca o fotógrafo e a quem deu o titulo de "J'accuse!" (Acuso!). Trata-se da imagem de uma menina que, em pleno bairro de lata de Champigny (subúrbios de Paris), olha a objectiva com um ar temerário e desconfiado.
"Cheguei com as minhas máquinas, olho para esta menina, e para ela eu represento a sociedade, a mesma que naquela altura a esquecia e que a deixava naquelas condições. Confesso que hesitei em fazer a fotografia, mas era preciso ter este testemunho real, uma prova de uma realidade que existia. Daí lhe ter dado o nome de 'Acuso!', como uma acusação da menina, através da minha presença, à sociedade" [que a esquecia].
Integrado neste ciclo de actividades, faz ainda parte a exibição do documentário "Le drôle de mai: chronique des années de boue" ("Crónica dos anos de Lama"). O filme tem legendagem em português e francês e é exibido dia 16 de Dezembro, às 20h, na Abadia de Neumünster (entrada livre).
A exposição de fotografias "Por uma vida melhor" pode ser visitada até 3 de Janeiro de 2010 (entrada livre).
Esta iniciativa conta como parceiros com a Abadia de Neumünster, o Instituto Camões, a Associação de Trabalhadores Imigrantes do Luxemburgo (ASTI), o Museu Colecção Berardo e a Caixa Geral de Depósitos, entre outros.
Texto e foto: Gualter Veríssimo
Sem comentários:
Enviar um comentário