domingo, 10 de janeiro de 2010
Construtor do carro mais barato do mundo lança modelo na Europa com tecnologia luxemburguesa
O construtor indiano do Tata "Nano", considerado o veículo mais barato do mundo, vai começar a comercializar na Europa a partir de Abril o Tata Indica Vista, um modelo que inclui componentes fabricados com tecnologia luxemburguesa.
O automóvel da Tata Motors inclui sensores que avisam os passageiros para colocarem os cintos de segurança ("seat belt reminders") desenvolvidos pela empresa IEE, com sede em Contern, no Luxemburgo. Este é o primeiro contrato na Índia da empresa luxemburguesa, que já fornece a BMW e a Mercedes na Europa e a Hyundai no Japão.
"Faço prospecção no mercado indiano há cerca de dois anos, vim cá e distribuí cartões de visita. Depois tive encontros com a Tata. Eles tinham necessidade de adaptar o carro às normas europeias e contactaram-nos", disse hoje ao CONTACTO Abdel Ben Hsain, responsável da IEE para o mercado indiano, durante a Auto Expo, o maior salão automóvel da Índia.
"É um bom começo para nós. O volume de negócios não é elevado - estamos a falar de 20 a 25 mil automóveis por ano -, mas é uma boa plataforma. A Tata pretende lançar um SUV [Sport Utility Vehicle] dentro de um ano e já começámos a trabalhar no desenvolvimento [dos componentes]", adiantou o responsável da IEE a este jornal.
A IEE participa na Auto Expo, a decorrer até amanhã em Nova Delhi, a convite do ministro da Economia luxemburguês, que iniciou hoje uma Missão Económica de quatro dias na Índia. Durante a manhã de hoje, Jeannot Krecké visitou o stand do Luxemburgo na Auto Expo. Além da IEE, estão representados no stand luxemburguês, integrado no pavilhão da Alemanha, também a Paul Wurth Automation (construção de fábricas de automóveis), a Arcelor-Mittal Automative India, a Ceratizit, que fabrica componentes para automóveis, e a VIP Products, uma start-up luxemburguesa que produz um produto selante para evitar furos em pneus e reduzir o consumo de energia.
Com mais de dois mil expositores, a Auto Expo é o maior salão automóvel da Índia. Os organizadores prevêm 1,8 milhões de visitantes até ao encerramento do certame, segunda-feira.
A "jóia da coroa" da exposição é o Tata "Nano", o pioneiro dos automóveis produzidos pela Tata Motors. O preço do Nano ronda as 100 mil rupias (cerca de 1.500 euros), o que faz dele o automóvel mais barato do mundo.
Paula Telo Alves, em Delhi
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário