quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dakar2010: Hélder Rodrigues continua no pódio, Carlos Sousa subiu a quinto

O motard português Hélder Rodrigues (Yamaha) manteve ontem o terceiro lugar do rali todo-o-terreno Dakar2010, após a quinta etapa, e Carlos Sousa (Mitsubishi) subiu ao quinto posto nos automóveis, numa prova agora liderada por Carlos Sainz (Volkswagen).

Numa etapa disputada no deserto chileno de Atacama, entre Copiapo e Antofagasta, Hélder Rodrigues foi o sétimo mais rápido na especial de 483 quilómetros, a 21.46 minutos do vencedor, o chileno Francisco López (Aprilia), e continua na terceira posição, a 44.01 de Cyril Després (KTM), que ontem foi segundo e reforçou a liderança na geral.

"Procurei acima de tudo fazer a minha corrida sem entrar em excessos, pois sei que é sendo regular que posso concretizar os meus objectivos. Estou a cimentar o meu terceiro lugar da geral e acredito cada vez mais que posso fazer história neste Dakar", afirmou o piloto luso.

Rúben Faria, que após um início de competição com muitos problemas na sua KTM, conseguiu o quinto lugar na etapa, a 15.09 minutos de López, e subiu aos 21.º lugar da geral.

Paulo Gonçalves (BMW) continua a surpreender e foi o melhor português ao terminar no quarto lugar, subindo quatro lugares na geral (sexto), enquanto Pedro Bianchi Prata (BMW) é 24.º classificado.

Ainda nas motos, o dia ficou marcado pela queda e abandono do francês David Casteu (Sherco), que seguia em segundo e chegou a liderar no arranque da prova, e pelos problemas mecânicos do espanhol Marc Coma (KTM), vencedor do ano passado.

Nos automóveis, Carlos Sousa foi o oitavo mais rápido da quinta etapa, a 20.08 minutos do norte-americano Mark Miller (Volkswagen) e subiu dois lugares na geral mas continua a mais de uma hora (1:13.22) do primeiro lugar, novamente ocupado por Carlos Sainz.

O veterano piloto espanhol foi segundo classificado na tirada mas beneficiou dos problemas mecânicos no BMW do francês Stephane Peterhansel, que deu um "trambolhão" para o décimo lugar, para assumir a liderança, com 4.37 minutos de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah (Volkswagen).

Além de Carlos Sousa, Miguel Barbosa (Mitsubishi) também subiu na geral (12º) após ter acabado a etapa na 14º posição, assim como Ricardo Leal dos Santos (BMW), que ascendeu ao 16.º posto.

Hoje, disputa-se, ainda em solo chileno, a sexta etapa, que liga Antofagasta e Iquique num toral de 598 quilometros, 418 cronometrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário