Uma das últimas ideias propostas para Belval é um monorail entre este bairro e o centro da cidade de Esch/Alzette, no momento em que a França assume que vai desenvolver do seu lado da fronteira um projecto que responda ao luxemburguês Foto: Grupo Guy Rollinger
O ministro francês do Espaço Rural e do Ordenamento do Território, Michel Mercier, esteve quinta-feira no Luxemburgo para constituir com o ministros luxemburgueses das Obras Públicas e do Desenvolvimento Sustentável, e o do Interior e da Grande Região, respectivamente Claude Wiseler e Jean-Marie Halsdorf, um "Grupo europeu de cooperação territorial" (GECT) com vista a um trabalho conjunto entre os dois países no projecto Belval que visa estender-se sobre os territórios nacionais de ambos os estados.
O projecto para criar um novo bairro entre Esch e Belvaux nasceu no fim dos anos 90 e pretendia ser simultamenente inovador em termos urbanísticos, rodoviários e transfronteiriços, já que - pensado no conceito global da Grande Região - o projecto pretendia funcionar com ligações rodoviárias ao território francês vizinho que facilitassem os acessos de e para a França.
Um dos projectos há muito necessário mas que ainda não foi concretizado é o da extensão da auto-estrada A4 até França através de um subterrâneo que passaria sob Belval e que facilitaria o escoamento do trânsito proveniente da capital nas horas de ponta.
Aquando desta reunião com o seu homólogo francês, Wiseler recordou que desde os anos 90 o Governo luxemburguês investiu já mais de 1,2 mil milhões de euros no projecto Belval.
Do lado francês, não se vislumbravam sombras de projectos nem verbas para avançar com eventuais projectos.
Entretanto, em Outubro de 2009, o presidente francês Nicolas Sarkozy, em deslocação à região da Lorena, havia assumido o compromisso de a França desenvolver do seu lado da fronteira um projecto que respondesse e se interligasse com o novo bairro de Esch. Ontem foram dados os primeiros passos nesse sentido.
José Luís Correia
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