O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se esta segunda-feira para estudar a situação no Haiti, onde a amplitude do desastre causado pelo sismo da passada terça-feira "torna necessária uma acrescida presença internacional, sob coordenação da ONU".
A iniciativa da reunião partiu do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) mexicano, que em comunicado divulgado no sábado adianta que o secretário-geral da ONU participará no encontro. O México é membro não permanente do Conselho de Segurança.
A decisão de reunir o Conselho de Segurança "ao início da manhã de segunda-feira" foi tomada após "conversações entre os seus membros em coordenação com a China, na sua qualidade de presidente do Conselho, e por iniciativa do México", lê-se no comunicado.
"O México reconhece o alcance das acções realizadas por todas as agências, fundos e programas das Nações Unidas e saúda o papel do secretário-geral Ban Ki-moon, que se deslocará ao Haiti nas próximas horas", destaca-se na nota do MNE mexicano.
No entanto, "o governo do México considera da maior importância que o Conselho de Segurança contribua para os esforços de ajuda e apoie o governo haitiano" nesta situação de crise "que ultrapassa de longe a dimensão de outras urgências humanitárias", refere-se ainda no comunicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário