Informar e sensibilizar o público sobre as pessoas com deficiência é o objectivo principal da jornada do próximo dia 24, domingo, no Centro Cultural Paul Barblé, em Strassen.
Trata-se de uma organização conjunta da Comissão de Igualdade de Oportunidades e do serviço comunal da Integração de Strassen, que procuram com esta iniciativa motivar as pessoas que trabalham na área como benévolos.
Os presentes serão recebidos às 15h com discursos do vereador para a Igualdade de Oportunidades, Jean-Paul Faber, e de Pierre Biever, do Ministério da Família.
Às 15h30, será a vez de Lucas Sosa, responsável de curso da Universidade do Luxemburgo, apresentar o tema "A igualdade de oportunidade e a deficiência".
A jornada prosseguirá com dois testemunhos. Primeiro, Joel e Andrea Delvaux falarão da sua vida de casal e da deficiência física; depois será a vez de Anne-Marie Ternes expor a sua experiência com os cães de assistência.
Pelas quatro da tarde, Roland Welter apresentará a associação por si presidida, "Cães guias de cegos no Luxemburgo". Esta apresentação será seguida de um filme sobre as tarefas e os deveres dos cães de cegos.
Depois, o médico Daniel Theisen, do Luxembourg Paralympics Committee, falará sobre a evolução desta associação desportiva.
Finalmente, Peter Lorkowski, atleta que participou nos Paraolímpicos de Pequim em 2008, falará sobre a sua experiência.
Segue-se uma sessão de perguntas e respostas. O serviço de tradução da ASTI assegura a tradução simultânea de luxemburguês para francês.
F. Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário