quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Luxemburgo: O QUE MUDA EM 2010


CAR -e até 1500 euros


O regime de ajudas financeiras à compra de automóveis de baixa emissão de CO2 (Car-e e Car-e plus) vai continuar eeste ano.

O Governo decidiu aumentar para 1500 euros, o subsídio para a compra de um automóvel que não ultrapasse as 100g de CO2 por Km. Para os veículos que emitam entre 100 e os 120g de CO2 mantem-se os 750 euros de subsídio, atéJulho deste ano. A partir de Agosto só vão poder receber este subsidio os automóveis que produzam menos de 110g de CO2 por km.

Gasóleo mais caro

O gasóleo está mais caro um cêntimo desde o início do ano. Um aumento que não tem que ver com a variação do preço do petróleo nos mercados internacionais, mas que se fica a dever à introdução de uma nova taxa sobre este tipo de combustível. A União Europeia decidiu taxar em um cêntimo o litro do gasóleo. Uma taxa que pretende financiar a luta contra as alterações climáticas. Assim não é de estranhar que no primeiro dia do ano o gasóleo tenha aumentado um cêntimo e ontem mais 0,027 euros.

Carta de Condução

O sistema até agora usado nos exames teóricos para obtenção da carta de condução vai ser alterado. Desde o dia 1 de Janeiro, cada pergunta terá apenas três respostas possíveis – só uma é a correcta – e questões cuja resposta é "sim" ou "não".Para além disso, os candidatos a obter carta de condução vão poder conhecer as perguntas antes de irem a exame, já que o Ministério dos Transportes as vais publicar no seu sítio Internet, onde podem ser não só consultadas como descarregadas para o computador pessoal.

Certificado energético

Para as construções novas o certificado energético já era obrigatório desde Janeiro de 2008.
Desde o dia 1 de Janeiro a obrigatoriedade estende-se às construções usadas, desde que exista uma mudança de proprietário ou de arrendatário. O certificado energético quantifica o gasto de energia de um imóvel, e avalia o seu desempenho, classificando-o em nove classes: de "A" (melhor desempenho e maior poupança de energia) a "I" (pior desempenho e menor poupança de energia).

Hospital do Norte

Já nasceu o Centro Hospitalar do Norte (CHN) fruto do "casamento" entre o hospital Saint-Louis de Ettelbruck e a Clínica Saint-Joseph, de Wiltz.
A fusão dos dois estabelecimentos de saúde foi decidida em Março do ano passado e pretende melhorar o o acesso aos cuidados de saúde da população do norte do Luxemburgo.
O novo estabelcimento hospitalar abriu as suas portas no passado dia 1 de Janeiro e vai contribuir para a descentralização da saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário