O Governo de Cabo Verde reúne-se hoje à tarde na Cidade da Praia para discutir a problemática da violência na sociedade cabo-verdiana e definir estratégias e medidas a tomar para fazer face à situação.
Numa nota governamental é indicado que a reunião, presidida pelo primeiro ministro, José Maria Neves, contará com a presença de vários ministros, como os da Defesa, Administração Interna, Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social.
Segundo a nota, o Governo considera “necessária e urgente” a elaboração de uma estratégia comum de combate à violência, mobilizando todas as instâncias governamentais, organizações da sociedade civil, famílias e cidadãos para o estabelecimento de um consenso nacional para enfrentar o problema.
O encontro serve também de preparação para a reunião do Conselho de Segurança Nacional, a realizar quinta feira, também na capital cabo-verdiana, cuja agenda não foi divulgada.
A 24 deste mês, José Maria Neves vai encontrar-se com instituições públicas e privadas relevantes na questão da violência, encontro que deverá preparar um Fórum Nacional de Construção de Consensos sobre a Violência, destinado a aprovar uma estratégia nacional a este respeito.
No quadro do plano de ação, acrescenta a nota, o primeiro-ministro cabo-verdiano tenciona visitar os bairros mais problemáticos da Cidade da Praia e reunir-se com jovens e associações juvenis, para uma análise e busca partilhada de soluções para a questão da violência.
Desde o início do ano, cerca de 10 pessoas foram mortas com armas brancas em vários crimes perpetrados maioritariamente por jovens, sendo a violência tema dominante nos últimos discursos políticos, com o próprio presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, a apelar a uma reflexão entre todos os agentes da sociedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário