No âmbito do programa europeu "Juventude em Acção", a Confederação da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo (CCPL), organiza desde sábado e até sábado, 20 de Fevereiro, uma formação internacional de teatro intitulada "Step into the stage: take action", que está a decorrer nas instalações da Pousada de Juventude de Bourglinster.
Esta formação conta com cerca de 32 participantes, vindos de 11 países: Luxemburgo, Portugal, Suécia, Bulgária, Grécia, Itália, Eslovénia, Malta, Turquia, Roménia e Letónia. O objectivo é promover a mobilidade juvenil e a partilha de experiências entre jovens e/ou adultos de diferentes contextos culturais de modo a valorizar o diálogo intercultural.
O Fórum de Teatro levado a cabo pela CCPL em língua inglesa é baseado na metodologia teatral do grande dramaturgo brasileiro Augusto Boal, criada à volta do Teatro do Oprimido. Estas ferramentas são utilizadas como meio de desenvolvimento de competências sociais, da participação activa, da promoção da consciência cívica, e consequentemente de desenvolvimento comunitário.
Neste fórum os jovens produzem uma encenação baseada em factos reais, na qual as personagens, oprimidos e opressores, entram em conflito, de forma clara e objectiva, na defesa de desejos e interesses. No confronto, o oprimido fracassa e o público é estimulado, pelo "Curinga" (o facilitador do Teatro do Oprimido), a entrar em cena, substituir o protagonista (o oprimido) e buscar alternativas para o problema. O Teatro do Oprimido "inventado" por Augusto Boal numa perspectiva de denúncia das opressões presentes na sociedade tem vindo a ser desenvolvido e representado desde há duas décadas no mundo inteiro e, muito particularmente com grande êxito em França. Os dois principais formadores deste estágio em Bourglinster vêm da Suécia e da Roménia.
Para mais informações, tel. 29 00 75 ou em http://www.ccpl.lu/.
Sem comentários:
Enviar um comentário