sábado, 27 de fevereiro de 2010

Desemprego entre portugueses residentes no Luxemburgo gera "situação complicada", diz deputado Carlos Gonçalves (PSD)

O aumento do desemprego entre a comunidade portuguesa residente no Luxemburgo está a gerar uma "situação complicada", disse sexta-feira à Lusa o deputado do PSD pela Europa, Carlos Alberto Gonçalves.

"O número de desempregados de nacionalidade portuguesa é superior à média nacional (no Luxemburgo). E a situação é complicada", reconheceu Carlos Gonçalves, contactado telefonicamente a partir de Lisboa.

O deputado que se encontrava ontem em Tours, centro de França, desloca-se amanhã, domingo, ao Luxemburgo, onde participará no VII Congresso da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), que terá lugar no Centro Cultural de Cessange.

"É evidente que num momento de crise (económica) são sempre as comunidades (de emigrantes) as mais fragilizadas. Ou seja, são os emigrantes os primeiros, até pela falta, muitas vezes, de formação profissional, conhecimento da língua, de estarem muitas vezes em actividades que não requerem grande formação, portanto não são competitivas", frisou.

Segundo dados do governo luxemburguês, um terço dos 15 mil desempregados no Luxemburgo têm nacionalidade portuguesa.

Actualmente estão registados 80.951 portugueses como residindo oficialmente no Luxemburgo.

Antes do Luxemburgo, Carlos Gonçalves esteve em Marselha e no principado do Mónaco, onde manteve contactos com representantes da comunidade portuguesa residente e com a consulesa de Portugal em Marselha.

Sem comentários:

Enviar um comentário