Esboço do eléctrico na avenue de la Liberté, segundo concebido pelo gabinete de arquitectos londrino "Lifschutz Davidson Sandilands" vencedor do concurso para a construção da linha do futuro eléctrico na capital luzxemburguesa Imagem: Lifschutz Davidson Sandilands
O Partido Alternativo Reformador Democrático (ADR) entregou recentemente no Parlamento luxemburguês uma proposta de lei para obter a realização de um referendo com o objectivo de consultar a população se é favorável à construção do eléctrico ("Tram") ou se prefere uma linha de metro ("City Tunnel") para a cidade do Luxemburgo.
"Nas questões importantes, deve-se consultar o povo", lança o deputado do ADR, Jacques-Yves Henckes, sublinhando que já foram gastos 10 milhões de euros do erário público em projectos e estudos.
Henckes acrescenta que "nunca houve um verdadeiro debate" e estima que "o investimento no futuro projecto de mobilidade será consequente e irá determinar em que condições as pessoas irão trabalhar e fazer compras na cidade".
O presidente do grupo parlamentar do ADR, Gast Gibéryen, propõe que o referendo tenha lugar ao mesmo tempo que as próximas eleições comunais (autárquicas) em Outubro de 2011.
Importa relembrar que a 10 de Março de 2009 foi apresentado o vencedor do concurso para a construção do futuro eléctrico da capital, nomeadamente o gabinete de arquitectos londrino "Lifschutz Davidson Sandilands".
Na mesma ocasião, o então ministro dos Transportes, Lucien Lux, previu que as obras arrancassem em 2011, devendo a primeira linha do eléctrico estar a funcionar em 2014.
Do seu lado, o ADR sempre defendeu a construção de uma linha ferroviária subterrânea para a capital, inspirando-se do projecto já em execução na cidade alemã de Leipzig.
NC
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