A Universidade do Luxemburgo acolhe de 4 a 7 de Setembro (de quinta-feira a domingo) o quarto colóquio científico das universidades multilingues, depois das edições de Friburgo (Suíça), Helsínquia (Finlândia) e Bolzano (Itália).
Centrado sobre a questão do profissionalização do multilinguismo, o evento irá tratar inúmeros temas em função de múltiplas perspectivas, desde as políticas linguísticas, a dimensão económica do multilinguismo até à trajectória biográfica dos indivíduos plurilingues (estudantes, pessoal administrativo e docente, entre outros).
Sete anos após a criação da Universidade do Luxemburgo, o colóquio marca o reconhecimento crescente no plano internacional de uma das mais jovens universidades da Europa.
A Universidade do Luxemburgo é também uma das 30 instituições de ensino superior bilingues e multilingues do mundo.
Para o colóquio, cerca de 250 especialistas vindos de mais de 30 países irão reunir-se na Abadia Neumünster, no bairro do Grund na capital.
Estes irão analisar a formação dos profissionais plurilingues, demonstrando a importância do multilinguismo para o desenvolvimento económico e insistindo no valor das competências linguísticas no seio do mundo académico e profissional.
No final das discussões sublinhar-se-á o potencial das universidades multilingues que irão servir de modelo para as instituições do ensino superior do futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário