A nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) já terá sido assegurada por Berlim, segundo a imprensa alemã de sábado, diminuindo assim as hipóteses do outro candidato, o presidente do Banco Central do Luxemburgo, Yves Mersch.
De acordo com o jornal "Wirtschaftswoche", que cita fontes próximas dos bancos centrais, para a reunião informal da União Europeia (UE) que decorre na quinta-feira, a chanceler alemã Angela Merkel já terá reunido um "largo consenso" a favor da nomeação do português Vítor Constâncio. Segundo o mesmo jornal, Angela Merkel conta o apoio da França.
Os ministros das Finanças da Zona Euro irão escolher dia 15 deste mês quem irá passar a ocupar a vice-presidência do BCE.
Uma vez feita esta escolha, o Conselho de Governadores da autoridade monetária terá de dar o seu parecer, antes de o sucessor do grego Lucas Papademos ser formalmente nomeado pelos chefes de Estado e de Governo dos 27, na cimeira de 25 e 26 de Março.
Por seu lado, o actual presidente do BCE, Jean-Claude Trichet termina o seu mandato em 2011, mas a corrida à sucessão já começou.
Numa perspectiva de representação equitativa entre o Norte e o Sul da UE, a escolha de Constâncio será favorável ao actual presidente do Banco Central da Alemanha, Alex Weber, para a chefia do BCE.
O presidente do Banco de Itália, Mario Draghi, é outro dos nomes em liça para a presidência do BCE.
Foto: Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário