Ivo Neves da Luz está no segundo ano do curso para professores primários da Universidade do Luxemburgo, e antes de acabar a licenciatura vai poder cumprir um sonho antigo: estudar nos Estados Unidos.
A história deste imigrante português evoca o sonho americano. Filho de cabo-verdianos que emigraram para Portugal nos anos 1970, Ivo nasceu na Amora, na margem Sul, mas veio para o Grão-Ducado com cinco anos. O pai é operário da construção, a mãe empregada de limpeza. O mais novo de três irmãos, Ivo garante que vai ser "o primeiro professor da família".
Na Universidade do Luxemburgo, todos os alunos têm de frequentar um semestre numa universidade estrangeira. A maioria opta por universidades vizinhas, no triângulo formado pela Bélgica, Alemanha e França, mas este jovem de 20 anos queria ir mais longe.
"Foi sempre o meu sonho, ir para a América, mas nunca tive oportunidade".
Este ano candidatou-se a uma das duas bolsas de estudo atribuídas anualmente pela Embaixada dos EUA no Luxemburgo, e nem queria acreditar quando lhe ligaram a dizer que tinha sido um dos eleitos. "Fiquei tão feliz! Só dizia ' thank you, thank you, thank you so much !' [obrigado, obrigado, muitíssimo obrigado!]. Não imaginava que me fossem escolher".
A paixão pela cultura norte-americana acompanha-o desde que, em pequenino, "via desenhos animados na televisão com legendas em português". "Habituei-me à língua desde pequeno, e a maior parte do que sei vem da televisão. Há anos que estudo a cultura americana, tenho uma grande curiosidade. Leio jornais, vejo filmes em inglês... No oitavo ano, quando comecei a estudar Inglês, já tinha um nível mais adiantado que os outros", conta.
A atestar os bons conhecimentos do idioma, Ivo já tinha participado no concurso de redacção de ensaios organizado pela Embaixada dos EUA em 2006 e 2007, e chegou mesmo a estar entre os finalistas. Desta vez conseguiu o prémio, ele e outro aluno da Universidade do Luxemburgo, Robert Foldës, que vai passar um semestre na Universidade do Minnesotta. Ambos receberam os certificados de bolseiro durante uma cerimónia com a embaixadora dos Estados Unidos, Cynthia Stroum, e com o reitor da Universidade do Luxemburgo, Rolf Tarrach, na semana passada.
A partir de Janeiro do próximo ano, Ivo vai passar um semestre em Flagstaff, uma cidade com 60 mil habitantes no Norte do Estado do Arizona.
A Embaixada dos EUA atribui todos os anos duas a três bolsas de estudo a alunos da Universidade do Luxemburgo, co-financiadas por empresas norte-americanas no país. A bolsa cobre as despesas de habitação, alimentação e seguros médicos.
Paula Telo Alves
Ivo Luz (à esquerda) e outro aluno da Universidade do Luxemburgo, Robert Foldës, que vai passar um semestre na Universidade do Minnesotta, receberam ambos os certificados de bolseiro durante uma cerimónia com a embaixadora dos Estados Unidos, Cynthia Stroum, e com o reitor da Universidade do Luxemburgo, Rolf Tarrach Foto: Uni.lu
Sem comentários:
Enviar um comentário