quarta-feira, 10 de março de 2010

Luxemburgo: Nova escola de Esch/Alzette, em Nonnewisen, abre em 2011

A nova escola de Nonnewisen, em Esch-sur-Alzette, vai ter capacidade para 300 alunos, distribuídos por 17 salas de aula dos ensinos primário e pré-primário. Incluirá ainda um pavilhão gimnodesportivo ultramoderno e uma piscina. A abertura está prevista para Setembro do próximo ano e o seu custo ascende aos 28,2 milhões de euros.

A primeiro pedra da obra foi colocada no final de Fevereiro pela burgomestre de Esch-sur-Alzette, Lydia Mutsch, na presença dos ministros da Habitação, Marco Schank, e do Desporto, Romain Schneider, bem como de Daniel Miltgen, presidente do Fonds du Logement.

As obras deverão prolongar-se até ao Verão de 2011. No regresso às aulas do ano lectivo 2011/2012, as portas abrem-se a professores e alunos.

A concepção do espaço vai permitir uma utilização simultânea como escola e centro de actividades após as aulas. Ou seja, trata-se de uma escola aberta, que se manterá em funcionamento entre as 7 e as 18 horas. Para assegurar o acompanhamento das crianças durante todo o dia, o pessoal da escola será composto não apenas por professores mas também educadores.

Com salas de aula comunicantes, salas suplementares reservadas aos trabalhos manuais e uma cozinha pedagógica, a nova escola de Nonnewisen vai estar em condições de oferecer um acompanhamento integral, se os pais dos alunos o desejarem. Não se trata de prestar os serviços de uma creche, mas sim de oferecer aos alunos uma boa qualidade de vida. Graças às infra-estruturas desportivas, os alunos poderão praticar desporto todos os dias.

O pavilhão gimnodesportivo projectado é ultramoderno, com duas superfícies para jogos. A piscina principal terá um comprimento de 25 metros e estará preparada para competições.

F.Pinto
Foto: Anouk Antony

Sem comentários:

Enviar um comentário