Victor Hugo Monteiro é o presidente
da Associação dos Angolanos e Guineenses do Luxemburgo Foto: G.V.
da Associação dos Angolanos e Guineenses do Luxemburgo Foto: G.V.
Fundada em 2009, a Associação dos Angolanos e Guineenses do Luxemburgo, sediada na capital luxemburguesa, pretende ajudar as comunidades destas duas ex-colónias portuguesas radicadas no Luxemburgo em todo o processo "ainda difícil de integração" no Grão-ducado.
Victor Hugo Monteiro, presidente da associação, chegou há quatro anos ao Luxemburgo, vindo de Portugal, "que continua a ser um país de transição de muitos angolanos e guineenses que traçam outros caminhos europeus", diz.
Chegado ao Luxemburgo, Victor Hugo confrontou-se com algumas dificuldades de integração num país que tem três línguas oficiais, "problemas estruturais em relação ao acolhimento dos novos migrantes tais como na escola, alojamento, e muitos outros".
Existem outras organizações que militam pelos objectivos das comunidades de países de expressão portuguesa, como a Associação Luso-Guineense Bissau Lanta, "com quem trabalhamos e com quem temos boas relações", confirma Victor Hugo.
"O facto é que senti que poderíamos contribuir, dentro de uma dinâmica global e intercultural, neste trabalho a favor de uma melhor qualidade de vida das nossas comunidades".
Constituída por um comité de trabalho de cinco pessoas de origem guineense e angolana, além de simpatizantes, a associação aposta também "na divulgação das culturas e tradições dos países africanos em terras do Grão-Ducado", expondo simultaneamente problemas que afectam as comunidades, explica o presidente.
Para trás fica a comemoração, em Novembro de 2009, da Festa da Independência de Angola, na Sala do FC Tricolore em Gasperich, Luxemburgo. Mas a associação tem muitos outros projectos que "infelizmente, encontram algumas barreiras para que possam passar do papel à prática".
Uma dessas iniciativas está prevista para Julho deste ano, uma espécie de "vitrina da cultura, literatura, música, gastronomia, e muito mais, de Angola e da Guiné, com artistas e participantes já confirmados das nossas comunidades no Luxemburgo mas também do estrangeiro, faltando somente encontrar uma sala no país para que um evento como este se possa realizar", explica Victor.
A Associação dos Angolanos e Guineenses do Luxemburgo pode ser contactada através do endereço de correio electrónico victormonteiro@iol.pt
Gualter Veríssimo
Bravo senhor Présidente Parabens.
ResponderEliminarEuzinha.