quinta-feira, 11 de março de 2010

Sara Tavares no Conservatório de Música da cidade do Luxemburgo a 2 de Junho

Sara Tavares é uma das artistas convidadas para a edição 2010 do festival "Printemps Musical" (Primavera Musical). Organizado pelo Serviço de Turismo da cidade do Luxemburgo (LCTO), o evento comemora, este ano, o seu vigésimo oitavo aniversário. O festival, que é já um cartaz cultural importante no país, arrancou a 7 de Março e termina a 2 de Junho.

Sara Tavares é umas das vozes mais importantes da música contemporânea portuguesa e graças à sua extraordinária sensibilidade musical conseguiu uma harmonia extraordinária entre a música contemporânea e as suas raízes africanas. A mistura entre o português e o crioulo nas suas letras é o cruzamento de duas culturas numa simbiose perfeita e subtil. De ascendência caboverdiana, a cantora e compositora é detentora de uma voz delicada e de um talento natural que encanta e apaixona o público.

Quem ouve Sara Tavares tem um ouvido musicalmente exigente, as suas músicas caracterizam-se por um tom intímo e sensível. Ouvi-la transforma-se num momento de alegria, de serenidade transmitida pela própria, que vê na espiritualidade a fonte da sua esperança. A jovem artista de 32 anos tem as suas influências na música litúrgica, que cantava nos coros da Igreja Cristã, e no gospel.

Sara Tavares foi um dos membros fundadores do primeiro grupo gospel português, os Shout, com quem gravou o seu primeiro álbum intitulado "Sara Tavares e Shout", em 1996. Três anos depois chegou ás lojas o seu segundo disco, "Mi Ma Bô", um trabalho mais maduro e com mais ligação às suas raízes cabo-verdianas. "Balancê" é editado em 2006 e foi considerado um dos melhores álbuns desse ano pela crítica, tendo alcançado o disco de ouro. Sara Tavares escreveu e compôs todas as letras do álbum e tocou a maior parte dos instrumentos. "Balancê" foi o passaporte para o reconhecimento internacional da cantora. "Xinti", lançado em 2009, foi o último trabalho discográfico da artista portuguesa.

Depois de uma digressão pelos Estados Unidos para promover o disco, Sara Tavares vai subir ao palco do Conservatório de Música da cidade do Luxemburgo no próximo dia 2 de Junho para dar a conhecer as músicas de "Xinti" ao público do Luxemburgo.

Recorde-se que, Sara Tavares foi um dos talentos descobertos no concurso televisivo "Chuva de Estrelas" (SIC) onde conquistou o primeiro lugar, sagrou-se vencedora do Festival RTP da Canção em 1994, alcançando o 8º lugar no Festival Eurovisão da Canção nesse ano com a canção "Chamar a Música".

"Festival de Printemps" com cartaz recheado

Mas o Festival de Printemps conta ainda com muitos outros artistas:

No domingo, 7 de Março, Pat Metheny lançou o festival com a apreentação do seu novo disco "Orchestrion". Metheny já arrecadou 17 Grammy’s e continua a marcar o mundo do jazz. É conhecido pela forma particular como toca guitarra e pela sua abertura ás novas tecnologias. O concerto realiza-se na Philarmonie, no Kirchberg, às 20h.

O Conservatório de Música acolhe o pianista Brad Mehldau, a 16 de Março, ás 20h. Mehldau é um pianista pioneiro do trio de jazz clássico, um improvisador fascinado pela arquitectura formal da música, um artista romântico, sensível e melancólico.

Um dos momentos altos do festival tem lugar a 23 de Março com a actuação do trompetista americano Jon Faddis e a Orquestra Luxemburguesa de Jazz, dirigida por Ernie Hammes. A sala de concertos " Den Atelier", em Hollerich, foi o local escolhido para o concerto, marcado para as 20h30.

Este mesmo espaço cultural recebe Femi Kuti e o seu grupo The Positive Force a 10 de Abril (20h30). O nigeriano mistura o afrobeat africano com o jazz, o hip hop e o funk. As suas letras estão repletas de mensagens políticas. Um cocktail de ritmos a não perder.

Regressamos à Philarmonie para o espectáculo da diva americana Dee Dee Bridgewater, marcado para 13 de Abril. Detentora de uma voz poderosa, e conhecida pelas suas interpretações vigorosas a artista é uma lenda do jazz clássico que actualmente presenteia o público com um espectáculo de homenagem a Billie Holiday.

A Abadia de Neumünster, no Grund, na capital, e o Centro Opderschmelz, em Dudelange, apresentam a 17 e 18 de Abril, respectivamente, um espectáculo único que liga a música ao vídeo apresentado pelo projecto BKK, composto por vários músicos do grupo Les Boukakes.

Um dos grandes embaixadores da música cubana, Raul Paz, marca presença neste festival a 28 de Abril, com o seu novo disco "Havanization". Raul Paz é um artista eclético que mistura a música latina com o jazz, o funk e o R&B.

Da música electro ao acústico, do jazz ao rock, da música indiana ao flamenco, John McLaughlin explorou todos os sons. O artista estará no Atelier a 4 de Maio.

Nos dias 12 e 21 desse mês sobem ainda ao palco do Atelier, em Hollerich, Hayseed Dixie e Lila Downs, respectivamente. Hayseed Dixie é uma banda americana que foi beber inspiração às principais bandas da história do rock, como os AC/DC. O grupo transforma grandes êxitos da música rock em bluegrass. A mexicana Lila Downs , uma voz poderosa da música contemporânea, canta em inglês e espanhol evocando com humor questões de justiça e de imigração. Acompanhada por instrumentos tradicionais, mistura influências de jazz, gospel e hip-hop criando uma poderosa mensagem musical, cultural e política.

O Festival "Primavera Musical" encerra a 2 de Junho no Conservatório de Música, precisamente com o concerto de Sara Tavares, marcado para as 20h.

O cartaz do festival pode ser consultado no site www.printemps musical.lu
Os ingressos para os concertos encontram-se á venda em: www.luxembourgticket.lu, www.atelier.lu, www.ticket.lu, www.ticketnet.lu, www.ticket-regional.de e www.philharmonie.lu

Reservas junto do LuxembourgTicket através do tel. 47 08 95-1.

Aneli Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário