"Devido ao atual desenvolvimento das condições meteorológicas, o espaço aéreo dos aeroportos alemães deverá estar encerrado até às 20:00 locais de segunda feira", segundo um comunicado divulgado no "site" da DFS.
A agência alemã acrescenta que a decisão baseia-se nas previsões do Centro de Alerta de Cinza Vulcânica de Londres, do Serviço Nacional Meteorológico do Reino Unido.
As autoridades de controlo aéreo britânicas anunciaram hoje a decisão de prolongar até "pelo menos" a 01:00 de terça feira (uma hora a menos do que no Luxemburgo) o encerramento do espaço aéreo do Reino Unido, devido à nuvem de cinzas.
Também os responsáveis italianos anunciaram hoje em Roma que o espaço aéreo do norte de Itália voltou a ser encerrado às 09:00 , depois de recebidos os últimos boletins meteorológicos sobre a evolução da nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão islandês.
O aeroporto do Luxemburgo também está encerrado até às 14 horas, mas uma vez que os vizinhos belgas e alemães já prolongaram o encerramento do seu espaço aéreo é muito provável que o Luxemburgo alinhe pelo mesmo diapasão e prolongue também o encerramento do aeroporto de Findel.
Esta tarde os ministros dos Transportes da UE reúnem-se para avaliar reabertura do espaço aéreo nas zonas afectadas pela nuvem de cinzas vulcânicas. A reunião deverá ser feita por videoconferência.
Ontem, mais de 20 países mantinham o seu espaço aéreo total ou parcialmente encerrado, o que apenas permitiu realizar cinco mil dos 24 mil voos agendados.
Sem comentários:
Enviar um comentário